fbpx
All for Joomla All for Webmasters

Sabemos do desafio que é receber um filhote em casa e ensinar a ele quem manda no território é essencial para que seja um convívio harmonioso. Nem sempre agimos de forma acertada pois, na maioria das vezes, não levamos em conta a percepção do ponto de vista dos cães e sim a nossa, de humanos. Para que a nova relação seja saudável e feliz é preciso levar em consideração seus instintos caninos.

 

 

filhote golden

 

 

No mundo selvagem, o lobo, o antepassado do cão domesticado, vive em matilhas compostas por grupos familiares, estrutura em ordem, ou hierarquia, clara, com um macho e uma fêmea dominantes à frente do grupo e outros membros sob o comando deles, dependendo da idade, do gênero e das habilidades.

 

 

comportamento dos lobos

 

 

E, como acontece com os humanos, a comunicação é essencial para a sobrevivência da matilha.

 

Quando você leva um filhote para casa, sua família se torna a matilha dele.

Daí surge a pergunta: “Quem é o líder da matilha?”.

A resposta: “Tem que ser você!”

 

Você é o guia de seu cão dentro do ambiente doméstico desconhecido e maravilhoso no qual você se encontra. Os cães podem ter sido companheiros dos seres humanos há milhares de anos, mas isso não torna fácil para eles viver com regras sem direção clara. Quando você é o líder da matilha, o cão segue os sinais que você transmite e se porta com muito mais confiança em sua casa. São muito mais felizes e mais bem-comportados quando reconhecem que os donos são os líderes da matilha. Isso porque ficam livres do estresse de terem de estar no controle e sabem que precisam se submeter aos seus desejos para conseguir o que querem – alimento, por exemplo, além de atenção e brinquedos.

Por outro lado, um cão que acredita estar no controle pode sofrer com ansiedade da liderança. Pense pelo ponto de vista do animal: ele é responsável por você e então você sai de casa. Ele não sabe quando você volta, se volta e o que vai acontecer a você quando estiver fora. Tudo que sabe é que é responsável por você e não pode fazer nada para protegê-lo. Não surpreende o fato de ele descontar sua ansiedade nos móveis ou no tapete. Pouco surpreende também o fato de ele desafiar as pessoas que forem na sua casa ou insistir em fazer as coisas do jeito dele.

 

 

dicas como corrigir um cao

 

 

Muitas pessoas erram ao achar que o castigo é a melhor maneira de mostrar ao cão quem manda. Antigamente, muitos adestramentos de cães eram bastante rígidos, com o uso de enforcadores, por exemplo, ou golpes. MACHUCAR O CÃO ESTÁ SEMPRE ERRADO. É sempre ineficaz. Ao bater em um cão, você ensina que ele deve temê-lo; você destrói sua confiança e enfraquece sua autoestima. Cães com baixo autoestima são os que costumam demonstrar comportamento agressivo. É compreensível… Você não deu outra opção a ele.

Como nossa intenção é facilitar sua vida nesse processo, vamos ajudá-lo a compreender o comportamento canino. Anote algumas dicas:

 

*Autoridade serena

Um líder de matilha deve demonstrar autoridade serena. Pense que você é o diretor de sua empresa. O cachorro dominante revela sua autoridade com uma postura confiante e altivez. Ele manda e sabe disso. Você também deve mostrar a seu cão que sabe das coisas e que está no controle. Quando estamos tristes, ansiosos, nervosos ou estressados, nossos sentimentos são captados por nossos amigos de quatro patas. Projetar uma imagem serena, confiante e feliz vai ser muito importante para seu cão.

 

*Atenção

Os cães, como criaturas sociais, precisam de atenção e se sentem muito tristes quando são abandonados. Os cães dominantes conseguem atenção sempre que pedem. Para estabelecer a si mesmo como um líder da matilha, não reaja sempre que seu cão chamar sua atenção. Inicie o contato com ele quando você quiser. Da mesma maneira, ignorar seu cão pode ajudar a tranquilizá-lo se ele for exagerado ao receber você. Espere até ele se acalmar para lhe dar atenção.

 

*Mantenha-se no topo

Os cães que procuram atenção ou controle tentam ganhar vantagem tomando uma posição mais elevada para ficarem mais altos, pulando em uma cadeira, sofá ou cama, por exemplo. Mantenha seu cão abaixo de você.

 

*Comida

Na natureza, o líder da matilha é o primeiro a provar a presa e pode escolher a parte mais saborosa e nutritiva. Da mesma maneira, o cãozinho mais dominante vai se prender às tetas da frente de sua mãe, àquelas que produzem mais leite e mais anticorpos. Isso quer dizer que ele vai crescer mais e com mais rapidez dos que os outros, e será mais saudável e resistente a infecções posteriormente.  Para mostrar a seu cão que você é o líder da matilha, finja que está comendo o alimento da tigela dele antes de alimentá-lo. Se você se senta para comer no mesmo momento em que seu cão costuma ser alimentado, tome cuidado de alimentá-lo em segundo lugar. Nunca dê a ele alimento de seu prato.

No entanto, se o cão roubar comida, não a peça de volta, a menos que seja prejudicial à sua saúde. Aceite que o alimento é dele agora. Na natureza, se um cão menos importante consegue pegar comida de uma animal dominante, ele raramente é desafiado.

 

*Brinquedos

Como líder da matilha, você deve controlar os brinquedos de seu cão. Faça-o sentar-se antes de dar a ele um brinquedo ou antes de fazer alguma brincadeira.

 

*Território

Os cães dominantes decidem onde vão dormir ou descansar e têm acesso a todas as partes de seu território. Para se estabelecer como líder da matilha, você deve deixar claro onde seu cão pode ir e onde não pode. Se você permitir que ele suba no sofá, tire-o de lá de vez em quando e se sente no lugar onde ele estava.

 

Pode parecer um pouco rígido tantas regras para uma relação tão amigável e despretensiosa, que geralmente pretendemos ter com nossos amigos de 4 patas. Mas temos que lembrar que somos e pensamos diferente deles e se fizermos alguns ajustes logo no início da relação, no período de adaptação e maior aprendizado, evitamos aborrecimentos mais tarde, quando ele estiver mais velho e, até mesmo, o abandono. Temos que lembrar que um cão vive em média de 12 a 20 anos e que, durante toda sua vida, somos responsáveis por tudo que fazem e precisam para sobreviver. E não custa nada tentar. Afinal, os escolhemos para serem nossos melhores amigos e nosso maior desejo é que a relação seja feliz e saudável.

amor animal

 

Fonte: Ou eu ou o cahorro – Victoria Stilwell

 

*Essas foram as dicas da Lola, nossa mais nova filhote em casa, que está passando por esse processo de adaptação… Vamos ver como ela se comporta. Contaremos tudo aqui!