fbpx
All for Joomla All for Webmasters

dreamstime 1575688

A Carteirinha do seu cão está em dia?!?!

A SAÚDE dos cachorros brasileiros está em perigo enquanto a população não entender a importância da vacinação e da prevenção. Segundo um dado divulgado pela Sociedade Mundial de Proteção Animal, somente 20% da população canina no Brasil é vacinada contra a Cinomose. Além disso, 90% dos casos da Leishmaniose Visceral na América Latina foram registrados no território nacional.

AS DUAS doenças tem consequências graves tantos nos donos como nos animais. No caso da Cinomose, não apresenta nenhum risco para a saúde dos humanos. No entanto, quem já viu um cachorro com a doença sabe como os sintomas são terríveis. Infelizmente, poucos donos vacinam seus bichos porque há um falso entendimento de que ela só ocorre em cães de rua. Puro engano. A transmissão ocorre, em geral, através do contato com secreções do nariz e boca do animal. Sendo que as características climáticas do inverno favorecem a presença do vírus no ambiente. Por isso mesmo o cuidado deve ser redobrado nos próximos meses.

 

Dono prevenido vale por dois

 

JÁ A Leishmaniose Visceral é transmitida tanto em seres humanos como no cão doméstico por meio da picada de um mosquito. No ano de 2000 a doença matava três em cada 100 pessoas que a contraíam. Atualmente, o número de óbitos subiu para sete. No caso dos cães infectados, o tratamento não é recomendado no Brasil e a única e difícil solução indicada pelo Ministério da Saúde é a eutanásia dos animais.

 

UMA VACINA contra a doença, desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e produzida e comercializada pelo laboratório Fort Dodge Saúde Animal, é usada no Brasil desde 2004. Aprovada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já foi aplicada em cerca de 60 mil cães de mais de 250 cidades brasileiras.

 

PARA A Organização Mundial da Saúde, no entanto, a prevenção é o melhor remédio. O uso de uma coleira impregnada de deltametrina a 4% é a principal recomendação da Organização como forma de controle da doença. Sendo que a coleira antiparasitária Scalibor, fabricada pela Intervet/Schering-Plough, é a única disponível no mercado.

 

CONVERSE com o veterinário do seu bicho sobre a vacina contra a Cinomose e se na área onde você mora há casos de Leishmaniose Visceral. Prevenir é sempre a melhor opção.

 *Fonte: Canina Blog