fbpx
All for Joomla All for Webmasters

SAIR PARA levar seu cachorro para fazer xixi significa muito mais do que um momento de lazer para seu pet. Também é uma questão de saúde. Para você ter uma ideia, cães de pequeno porte são mais predispostos a terem problemas urinários do que raças grandes porque, geralmente, fazem menos atividade física, ficam muito tempo confinados e consomem menos água. “A alimentação também apresenta um papel significativo na saúde do trato urinário, o que pode ocasionar na formação de cálculos”, avisa a médica veterinária da Vetnil Isabella Vincoletto.

 

cachorro fazendo

 

A RECOMENDAÇÃO é que seu cachorro saia para se “aliviar” o máximo de vezes possível, normalmente 3 vezes ao dia. Mas, caso não seja possível, o proprietário pode desde cedo ensinar o filhote a fazer xixi em um local específico dentro de casa ou no quintal. “O que ajuda muito na sua rotina e evita que o pet segure por muito tempo a urina”, explica Isabella. Sendo que os machos apresentam maior risco de obstrução uretral por cristais, pedras ou cálculos.

 

AS DOENÇAS urinárias são frequentemente diagnosticadas por um veterinário, mas alguns sintomas são visíveis aos donos. Confira abaixo quais são as principais doenças e seus sintomas segundo a veterináriaa da Vetnil Isabella Vincoletto:

 

CÁLCULOS urinários

São cristais formados na urina e que geram desconforto e dor ao urinar. Pode levar ao aparecimento de sangue na urina, cistites, incontinência, retenção urinária, complicações infecciosas e renais.

 

INSUFICIÊNCIA renal crônica

Os sintomas geralmente aparecem quando 75% do rim de um cão já estiver comprometido. Sendo que os sinais mais comuns são: aumento do consumo de água e xixi mais frequente. Além de anorexia, perda de peso, vômitos, diarréia, mau hálito, fraqueza e cansaço excessivo depois de exercícios leves.

 

INCONTINÊNCIA Urinária

Caracterizada pela micção involuntária e pode ter múltiplas causas, como lesões do sistema nervoso, má formação congênita e lesões adquiridas na bexiga.

 

CISTITE

Conhecida como inflamação na bexiga, as causas mais comuns são infecção bacteriana das vias urinárias, pedras na bexiga, tumores ou defeito anatômico, gerando um grande número de sintomas, como diminuição ou aumento da frequência em urinar ou incontinência urinária (não conseguem segurar a urina por muito tempo) e em alguns casos pode aparecer sangue na urina.

Fonte: Canina Blog