fbpx
All for Joomla All for Webmasters

Para quem não conhece, na Atividade Assistida ou  Terapia assistida por animais,  o animal atua como um elo para estimular a sociabilidade do homem. A principal diferença entre Atividade e Terapia, é que nesta torna-se obrigatório um acompanhamento clínico e/ou psicológico dos pacientes.

 

 

taa3 13

 

Visitas em asilos e creches com animais, como cães (cinoterapia), e a equoterapia, são alguns exemplos de atividade e terapia assistida.

 

A cinoterapia auxilia no tratamento de diversas patologias como síndromes genéticas, hiperatividade, depressão, mal de Alzheimer, lesão cerebral, entre outras.

 

A equoterapia  utiliza o cavalo  como um meio de se alcançar os objetivos terapêuticos. Para entender melhor como funciona, o cavalo faz movimentos tridimensionais (para os lados, para frente e para cima),  semelhante aos dos movimentos humanos quando se anda. Além de relaxar os músculos, os impulsos originados na região do quadril fazem o cérebro do paciente ” reaprender” os movimentos.

 

 

Crianças a partir de 2 anos já podem fazer e é indicada principalmente para pessoas com deficiência ou com necessidades especiais de aprendizado e até para dependentes de drogas. Em São Paulo, há alguns centros da Polícia Militar que oferecem o tratamento gratuito.

 

Existem artigos que comprovam cientificamente a eficácia destes tratamentos!

 

E como se diz, o trabalho voluntário deve ser realizado com o mesmo carinho, cuidado e dedicação como qualquer outro trabalho.

 

Por: Aline de Almeida Silva

Fonte: http://injoyconsult.wordpress.com/2012/08/13/atividade-ou-terapia-assistida-por-animais/

Imagens: Ilustração/Divulgação/Reprodução