fbpx
All for Joomla All for Webmasters

 

 

Não se assuste tanto quando se deparar com um amontoado de pelos em cada canto da casa. Para quem tem gatos e cachorros, essa é uma situação comum, porém também merece atenção para saber se está tudo dentro da normalidade.

 

 

Existem duas causas para a queda da pelagem: a fisiológica (natural) e a causada por algumadermatopatia.

 

 

A queda natural dos pelos acontece geralmente em duas épocas do ano: inverno e verão. Os pelos se “reciclam” para se adaptar as condições da temperatura da melhor forma possível. Dias de calor estimulam a queda para uma pelagem menos densa. Já os dias mais gelados estimulam a queda para substituição por novos pelos, mais grossos, que protegem o bichinho do frio.

 

 

Já na queda causada por alguma dermatopatia, é indispensável que o pet passe por uma consulta veterinária para fazer o tratamento adequado. Diferenciar os dois tipos de queda é fácil, pois na queda fisiológica, os pelos mesmo caindo continuam volumosos e normais, e na segunda, o bichinho apresenta a pelagem falha, com alguns “buracos” no meio dos pelos e a pele lesionada.

 

 

Outro motivo para as quedas pode ser a alimentação. No caso de animais que não apresentam nenhuma doença de pele, o problema pode ser regularizado oferecendo alimentação balanceada e com a já citada escovação.

 

 

Uma saída que os donos procuram, principalmente com os cachorros, são os banhos. Mas banhos muito frequentes podem mais atrapalhar do que ajudar. O ideal num cachorro saudável é que ele tome os banhos em um espaço de no mínimo uma semana. Mais do que isso pode até tornar a pelagem dele mais bonita num primeiro momento, mas provoca a remoção do “óleo” natural da pele, a barreira de proteção, deixando o animal propenso a adquirir alguma doença de pele e provocando uma queda maior ainda de pelos. Isso não significa que você deve relaxar e deixar o cachorro sujo, mas convém não exagerar. Os gatos precisam de menos banhos ainda, pois se lambem a todo o momento para fazer a higiene.

 

 

No geral, a queda dos pelos é algo normal, desde que haja a certeza de que seu bichinho está saudável, bem alimentado e escovado, por isso lembre-se de leva-lo periodicamente ao veterinário para ver se está tudo bem. Com esses pequenos cuidados, seu pet terá sempre uma pelagem linda!

 

 

Fonte: http://www.labovet.com.br/meu-pet-esta-soltando-muitos-pelos-o-que-fazer