fbpx
All for Joomla All for Webmasters

 

Você já andou descalço no asfalto quente nos dias de verão?  Viu oque acontece?  Por que seu cão faz isso?

 

 

Por que ele fará tudo por você!!! O cão é extremamente fiel e se você convidá-lo para um passeio, mesmo nos horários mais quentes do dia, ele irá feliz e solícito. Se você for andar de bicicleta ou correr no parque ele te acompanhará até a exaustão ou então você verá os efeitos da solidariedade canina no dia seguinte…..

 

 

O clima quente representa muitos perigos para cães. A maioria dos proprietários sabem que os cães podem sofrer insolação, ter hipertermia e queimaduras solares, mas muitos ignoram as queimaduras nas “almofadinhas” das patas. Um simples passeio no parque ou mesmo nas calçadas pode causar sérios ferimentos e queimaduras nas almofada das patas (coxins).

 

 

O que é pior, os ferimentos de uma almofada da pata de um cão são difíceis de tratar. Cortes, queimaduras, descolamento da pele dos coxins, bolhas e feridas são propensos a infecções e a cicatrização é lenta devido à constante pressão colocada na pata quando o cão anda ou simplesmente fica em pé.

 

 

COMO PREVENIR ISSO?

 

 

O primeiro passo é ter bom senso na escolha do horário e local de passeio e NUNCA levar o seu cão para acompanhar um passeio de bicicleta ou mesmo uma corrida longa.

–  Passear com o cão no início da manhã ou à noite e evitar calçamentos e asfaltos ou mesmo areia quente da praia.

– Passear com o cão na grama. Nesse caso a escolha de parques pode ser uma boa opção.

– Faça caminhadas freqüentes com o cão em pisos mais áspero (mas nunca quente). Isso ajudará a endurecer as almofadas das patas de um cão, promovendo a formação de uma pele mais grossa emenos sensível a queimaduras e abrasão. Os cães que andam somente em piso liso e macio (apartamento e tapetes) terá almofadinhas mais sensíveis e finas exigindo cortes de unhas frequentes.

– Hidratar as patas do cão com hidratantes caninos evitam rachaduras e descamação que podem causar lesões e dor.

 

 

SINTOMAS DE LESÕES NOS COXINS (ALMOFADINHAS):

 

 

– Dor local levando a mancar principalmente em passeios e pisos mais ásperos.

– Evitar de colocar as patas no chão

– Lamber constantemente as patas.

-Evitar que toquemos nas patinhas.

– Sangramento local.

– Presença de bolhas, descolamento da pele dos coxins e MUITA DOR LOCAL.

 

 

TRATAMENTO:

Queimaduras e cortes nas almofada da pata são muito propensos à infecção e causam muita dor. Uma limpeza profunda pode ser necessário, uso de pomadas no local e bandagem pode ser indicado além do uso do colar protetor para que o animal não arranque o curativo e/ou lamba a ferida. Analgésico e antibióticos orais também devem ser usados.

 

 

Fonte: http://petcare.com.br/blog/queimaduras-nos-coxins-almofadinhas-das-patas/