fbpx
All for Joomla All for Webmasters

Eu tenho tratado este assunto de forma bem humorada no blog do Marley, mas amigos este assunto é muito sério! Já foi comprovado que cães obesos vivem em média 2 anos a menos que cães sadios, isso representa uma redução de 15% no tempo de vida dele! Por isso, a importância  de emagrecer um animal obeso.

 

 

 

A obesidade canina predispõe a muitas doenças, como o aumento do risco de desenvolvimento de tumores, diabetes, pancreatite, infecções e principalmente problemas nas articulações e coluna.

 

 

 

Outro órgão bastante prejudicado com a obesidade é o coração, e por conseqüência, todo sistema circulatório. Assim, muitos cães obesos viram novas vítimas de problemas cardíacos.

 

 

 

Para ajudar vcs a  cuidarem da saúde do seu amigão, entrevistei o veterinário Ricardo Stanichi Lopes especialista no assunto.

 

 

 

Como saber se meu cão está obeso ou só um pouco fora de forma?

 

 

 

Se seu animal não tiver mais cintura ou se você tiver dificuldade de palpar suas costelas, é indicativo que seu animal esteja acima do peso e precisa ser tratado o mais rápido possível.

Quando um cão está obeso – assim como os humanos – a primeira parte do corpo a sofrer é a coluna vertebral, que passa a ser exigida em excesso. Mas além da coluna, cães obesos podem apresentar ainda muitos problemas de pele e eczemas além de comportamentos sonolentos, dificuldade de andar, de levantar, subir escadas e perder o fôlego com facilidade. Se seu animal tem apresentado algum desses sintomas frequentemente, ele pode estar obeso e sofrendo por isso.

 

 

 

É verdade que cachorro só pode comer ração? Ou posso dar alguns alimentos para ele? Qual? Qual não posso dar jamais?

 

 

 

É recomendado que os cães comam somente rações, de preferência, rações de boa qualidade, chamadas de super-premium, pois elas são formuladas com todos os ingredientes necessários e na quantidade exata para o bem-estar do animal. Eles podem comer comida caseira, mas tem que ser uma dieta bem específica, formulada por um veterinário e que tenha todos os nutrientes necessários para o animal, lembrando que a dieta do ser humano não é recomendada aos cães, ou seja, não é indicado dar o que sobrou do almoço ou jantar para seu animal.

 

 

 

Alguns alimentos, como cenoura, alface, brócolis e maça podem ser fornecidos como petiscos, ao invés dos industrializados ou pedaços de pizza e pão que normalmente são dados a eles. Um petisco que de forma nenhuma pode ser dado aos cães, é o chocolate, pois ele é tóxico e pode causar problemas sérios.

 

 

 

 

Meu cachorro só come ração, passeia todos os dias, mesmo assim está gordinho! O que devo fazer?

 

 

 

Primeiro, procure um veterinário que saiba de nutrição, como um endocrinologista ou um fisioterapeuta de cães. Mais de 90% dos problemas da obesidade, são por excesso de energia dada ao animal, ou seja,  ou eles comem mais do que deviam ou fazem  pouco exercício. Existem vários tipos de rações e cada um tem sua quantidade e frequência exata de fornecimento e somente um veterinário poderá fazer esses cálculos e te passar a dieta ideal para ele perder peso. Um erro comum e que precisa ser ressaltado é tentar emagrecer um animal com uma ração light. Apesar do nome sugerir que a ração light sirva para em agrecimento, ela é formulada apenas para a manutenção do peso, ou seja, ele não vai emagrecer, ou se emagrecer é porque a quantidade dada está sendo menor do que o ideal e ele pode ter problemas nutricionais. Não será um “emagrecimento sadio”. Para realmente conseguir sucesso é necessário dar  ração da linha chamada “obesity”, mas ela também precisa ser na quantidade exata e no mínimo 3 vezes ao dia, para se ter um resultado positivo

 

Já tentei diminuir a ração, mas ele fica desesperado. O que faço?

 

 

 

O ideal é trocar a ração pra ração da linha “obesity”, essa ração tem alta quantidade de fibra e proteínas, o que aumenta a saciedade, ou seja, ele irá comer menos calorias sem passar fome.

 

 

 

Bom, agora gostaria de compartilhar com vcs o tratamento do Marley!

 

 

 

Marley está obeso. O peso ideal do labrador varia de 27kg à 36kg, de acordo com o porte do animal. O animal é considerado obeso quando está 15 a 30% acima do seu peso. Supondo que o peso ideal do Marley fosse 38Kg, como ele está hoje com 45kg, já está 26% acima do seu peso, portanto, obeso.

 

 

 

Qual será o tratamento indicado para ele?
O tratamento indicado para ele será o manejo nutricional  correto juntamente com exercícios controlados dentro da água, como caminhadas na hidroesteira e natação. Como o Marley já teve episódios de pancreatite, não entraremos com uma ração linha “Obesity” por enquanto, e sim, calcularemos o quanto de kcal ele necessitará por dia para então calcularmos quanto isso significa em gramas da sua ração habitual. O controle do peso e das medidas será quinzenal e o acompanhamento do veterinário endocrinologista é essencial nesse período.

 

Por que é indicado o exercício na água?

 

 

 

São 3 os motivos de realizar exercícios na água. O primeiro é que a água reduz em até 70% o peso de um animal, por exemplo, um labrador de 50 kilos, estará pesando somente 15 kg na esteira aquática, isso é muito bom, pois não irá sobrecarregar suas articulações e coluna. O segundo motivo é que a caminhada na água por 12 minutos é igual a 30 minutos no solo, ou seja, o animal gastará a mesma quantidade de calorias, sem fazer muito tempo de exercício, muito bom para cães com  problemas ortopédicos, cardíacos e respiratórios. O terceiro é a velocidade do exercício que pode ser bem menor, não causando lesões ao animal.

 

 

 

Labradores são conhecidos por gostar de água. Se for outra raça que não goste, mesmo assim o tratamento é indicado?

 

 

 

Temos que diferenciar os cães que não gostam de água e os que têm medo excessivo da hidroterapia, os que apenas não gostam acabam se acostumando e são, sim, indicados a realizarem exercícios na água, pois isso o ajudará e muito. Nós da Fisio Care Pet, inclusive, já colocamos diversos gatos na hidroterapia e muitos acabaram aceitando o tratamento . Já os cães com medo de água, o que chamamos de Hidrofobia, não devem ser colocados na água, pois eles podem se estressar muito e ter algum problema cardíaco ou até lesões ortopédicas ao tentar desesperadamente sair da água. Esses cães normalmente são cães que tiveram algum trauma, como cair em uma piscina e quase se afogar.

 

 

 

Eu tenho um cachorro obeso, mas não tenho o dinheiro para fazer este tratamento em uma clínica, o que devo fazer?

 

 

 

Você pode comprar uma ração da linha “obesity” e dar a quantidade que está escrita na embalagem, dependendo do peso ideal do seu animal e começar a realizar exercícios físicos pelo menos 4 vezes por semana, começando com caminhadas leves de 15 minutos.

 

 

Confira algumas fotos do Marley:

 

Fonte: http://luisamell.com.br/dieta-caes