fbpx
All for Joomla All for Webmasters

Quem tem um cachorro em casa sabe que levar o bichinho para passear envolve algo mais do que levar o animal para fazer suas necessidades. Sabemos que é uma grande responsabilidade, porque temos de satisfazer as suas necessidades básicas, como alimentação, saúde, brincadeira e, pelo menos, uma caminhada diária. Você tem que ter em mente que existem raças que necessitam de passeios maiores ou saídas mais frequentes ao longo do dia.

Para animar donos mais sedentários, listamos múltiplos benefícios que existem em sair com o cachorro para passear, que não ficam restritos ao seu animal, já que a família pode ser muito beneficiada com essa rotina. 

  1. Manter sua casa limpa e sem cheiro de xixi de cachorro

O primeiro benefício é manter a casa limpa e livre de odores, quando o seu cachorro faz suas necessidades na rua. Por isso que, desde filhote, você pode ensiná-lo que na rua é o local onde ele deve se aliviar. Mas não esqueça de recolher tudinho, hein!!!

2. Mantém a forma física do seu pet, evitando obesidade

Outro bom motivo é que o pet mantém a forma, pois os exercícios queimam calorias e evitam que ele sofra obesidade, uma doença que ataca muitos cães. Desta forma serão animais que se manterão mais ativos e exercitarão suas articulações, algo que será muito útil durante a velhice.

3. Melhora a saúde emocional e mental

Se você levar o seu cão várias vezes ao dia para sair, além de promover a saúde física do cão e melhorar o emocional, irá reforçar a atividade mental. Passeando com o seu cachorro, você poderá notar que a ligação entre vocês será reforçada. As atividades pelas quais os animais são mais agradecidos são: alimentação e passeios; assim, aproveite essas saídas para brincar e para fortalecer os laços entre vocês.

4. Exercita o olfato

Como sabem, o olfato é o sentido mais aguçado dos cães, eles precisam exercitá-lo porque se não há um risco deles atrofiarem. Se o seu cão sai para uma caminhada, pode aproveitar para farejar, conhecendo melhor o seu entorno.

5. Ajuda na socialização

Vai ajudar demais na socialização, pois os cães que saem para uma caminhada com os donos, tornam-se mais sociáveis com os seres humanos e com outros cães. É muito bom ver o seu pet no parque com outros brincando. Assim, evita que ele fique agressivo ou sofra depressão.

Quando o animal volta de seu passeio é provável que esteja um pouco cansado e disposto a dormir por um tempo. Isso evita que ele sofra de hiperatividade, ansiedade ou estresse e temos mais tempo para fazer outras coisas, já que ele vai permanecer tranquilo.

6. Evita latidos excessivos

Um cão condicionado a ir para a rua, desde pequeno, acostuma com todos os tipos de ruídos, cheiros, pessoas e até mesmo outros animais. Então, quando de repente ouvir um barulho, ele não sentirá medo, porque será familiar. E isso evita os terríveis latidos excessivos, umas das maiores quixas de donos hoje em dia.

E ATENÇÃO: Não esqueça de sair nos horários mais frescos, logo pela manhã ou final de tarde, para não judiar com o calo e correr o risco de queimar as almofadinhas das patas.

E quem disse que os benefícios são somente para os cães??? 

7. Faz bem a saúde física, emocional e mental dos donos

Vivemos em uma sociedade totalmente sedentária, sem quase nenhum tempo para se dedicar a nós mesmos, muito menos para fazer exercícios. É por isso que ir para um passeio com seu cão, não só é bom para que o animal se exercite, mas para você também. Você deve aproveitar estes minutos para sair com ele. Assim terá menos risco de diabetes e será muito benéfico para seu coração.

Como mencionado anteriormente nos benefícios para o seu cachorro, as ligações entre o seu animal de estimação e você são estreitadas, e você fica mais afiado para aprender a interpretar o comportamento de seu cachorro e melhor atender todos os seus movimentos.

É também uma boa oportunidade para conhecer novas pessoas, especialmente pessoas que também gostem de sair com seus animais de estimação, e você terá sempre um tema de conversa, troca de pontos vistas com seus amigos, experiências, etc…

Estas saídas promovem sua autoestima e você corre menos risco de desenvolver uma depressão, aliás, muito pelo contrário. Na companhia dos peludos, a diversão é garantida.

Para quem não tem tempo para sair todos os dias, indicamos que seja contratado alguém para fazê-lo em seu lugar. Isso é bom porque ele tem que ir para uma caminhada por uma necessidade básica. Mas lembre-se que você perde um contato muito importante entre você e seu animal de estimação. Então, anime-se! E saia para um passeio com seu pet pelo menos aos finais de semana. Vale ir pro parque, nas casa da sogra, no shopping, enfim… Em seus melhores momentos.