fbpx
All for Joomla All for Webmasters

Empreendendo com Propósito

Olhando assim, parece algo quase impossível, eu sei. E a pergunta que vem a mente imediatamente é: O que é esse tal de propósito???

Bem, meu sonho de menina sempre foi trabalhar com algo que amasse fazer. Queria juntar o que sou com o que eu faço, mas fui criada para estudar muito e ser funcionária pública. E quando pensamos em trabalho, nossa mente automaticamente remete a algo doloroso e penoso, não é? E não foi diferente comigo. Trabalhei muito tempo só para pagar meus boletos. Pois digo que isso é só uma crença, de muitas coisas que ouvimos quando criança e ouvimos até hoje.E sim, é possível viver diferente e mudar esse cenário. E juntar o que somos com o que fazemos e ser feliz trabalhando.

Mas o que é esse tal de PROPÓSITO?

Pela definição da palavra, propósito é aquilo que se busca alcançar, objetivo, finalidade, intuito. Gosto de pensar que é o que dá sentido à vida, é a intenção de alcançar uma existência plena e não a de existir por inércia.

Indo mais longe, existe o propósito massivo transformador que é um propósito único, aspiracional, vindo do coração e da mente suficientemente impactante para mudar profundamente relações e interações, ambiente e a nós mesmos.

 A Dog’s Care é esse meu propósito. Vivo diariamente essa existência plena fazendo o que faço que é oque eu amo fazer, o que sei fazer. Claro que nem tudo são flores e os desafios são diários. Mas ter um propósito para te tirar da cama é realmente transformador.

E para te ajudar a entender como encontrar o seu propósito, um sentido para chamar de seu, listei algumas perguntas que me nortearam nessa busca (que faz parte do meu livro SER EXTRAORDINÁRIO É QUESTÃO DE ESCOLHA,lançado no ano passado e que amei participar desse projeto):

  1. O que você AMA fazer? Isso ajuda quando a jornada é longa.
  • O que eu nasci pra fazer (e faço sem esforço)?
  • O que eu faria se eu não precisasse de dinheiro (essa é a minha preferida!)?
  • Qual o maior problema que eu gostaria de resolver?
  • Quais minhas habilidades: o que eu sei fazer?
  • Meu comportamento: como eu gosto de fazer? (A vida é feita de escolhas e se não souber o que deseja, qualquer coisa serve)
  • Minhas conexões: quem faria comigo? (Não vá sozinhx! Escolha as pessoas que irão contigo nessa jornada. Fazer junto é mais divertido e você corre o risco de construir algo muito maior)
  • Qual o verdadeiro propósito disso? Qual o verdadeiro por quê?
  • Ambição: quanto de vida estou dispostx a trocar?
  1.  Planeje, planeje, planeje (se não for planejadxr, encontre um par para planejar)

Sempre há tempo de mudarmos os planos e vivermos mais alinhados com aquilo que desejamos viver. Não é para isso que estamos aqui? Para sermos felizes??? Reclamar não adianta e só piora a vida, deixando um gosto amargo na boca. O convite aqui é a reflexão. Pode ser que você já esteja inconscientemente alinhado ao seu propósito e só precisa fazer ajustes finos.Ou pode ser também, que você descubra que só está fazendo o que faz para agradar os outros e tudo bem. Ou que faz o que faz, só pra pagar seus boletos.E está tudo bem também. Podemos, a qualquer tempo, mudar nossas escolhas. E fazer novas! Porque só assim, teremos algo novo na vida. Fazendo novas escolhas.

A ideia é dividir com vocês minhas reflexões como empreendedora serial killer (hehehe), pois enxergo essa escolha como um life style, cheio de desafios e muitos aprendizados. Já são 15 anos vivendo essa história e não sei dimensionar o quão transformadora foi (e está sendo!) essa jornada.

Nos encontramos no próximo post >>>