fbpx
All for Joomla All for Webmasters

 

 

cachorro passeando 10553

 

Como passamos a morar em lugares cada vez menores, e sempre cercados, poucos são os cães que têm o privilégio de ter onde correr e brincar sem restrição de espaço e tempo. Com isso, o passeio passou a ser uma necessidade fundamental para uma grande parte dos cães. Porém, este momento nem sempre é tão fácil e prazeroso como deveria ser. Muitos são os problemas que aparecem nesta hora: nem sempre o cão colabora; nem sempre ele se comporta; e em muitos casos o cão não quer nem sair de casa; ou mesmo, ao se sentir cansado o cão simplesmente pára no meio do caminho, e não há nada que o tire do lugar.

  • O ideal seria você escolher um horário onde não haja muito trânsito nas ruas para que ele não se assuste com o barulho de motores e buzinas;
  • O começo da manhã, ou mesmo no meio da tarde são horários em que o sol não estará tão forte, e seu filhote não sentirá muito desconforto. A escuridão da noite também poderá assustá-lo, além de ser um horário em que ele costuma dormir, portanto também não é muito recomendada para as primeiras vezes.
  • Como os filhotes se cansam muito rapidamente, dê passeios curtos, e procure não andar rápido demais. Lembre-se, ele só está aprendendo!
  • Nos primeiros passeios procure fazer caminhos nos quais você não passe na frente de muitas casas com cães, pois estes costumam ser muito hostis com os cães que passam na frente de seus portões. SE você quiser começar a socializá-lo, leve-o em algum parque ou praça, e coloque-o junto a cães dóceis, que serão mais delicados com ele;
  • Da mesma forma procure evitar multidões. Seu filhote pode ficar assustado ao ter que cruzar muita gente.
  • Escolher os acessórios certos também é uma medida importante. Vamos começar pelo básico:coleira é o que fica em volta do pescoço do cão; guia é o complemento que você engata nela.
    Conheça alguns acessórios, saiba como escolhê-los, e veja as vantagens e desvantagens de cada um:
    • Coleira: Existem as de couro e as de tecido, ajustáveis ou com furos.  Aconselho que deixe seu cão com coleira 24 horas por dia.  Isso por que se você precisar segurar seu cão, por qualquer motivo, será muito mais fácil segurá-lo pela coleira do que se você tiver que segurá-lo agarrando seu pêlo.  Quando colocá-la deixe espaço apenas o suficiente para que sua mão passe entre ela e seu cão.  Não a deixe frouxa, pois seu cão pode escapar dela no meio da rua.
    • Enforcador: Pessoalmente eu acho a coleira mais aconselhável, pois na verdade você faz muito mais força do que se estivesse usando uma coleira de couro. Porém alguns donos de cães (de médio e grande porte) preferem-no por usarem a força do próprio cão para segurá-lo. Se você quiser usá-lo tome cuidado para que o coloque corretamente, do contrário você apenas irá machucar seu cão.  Fique de frente para seu cão, e forme um P com o enforcador, e ponha-o deste jeito na cabeça do cão.
    • Enforcador com Garras: Acho desaconselhável, pois machuca o cão e você continua tendo que fazer muita força para segurar o cão. A diferença é que o cão se acostuma com aquela dor no pescoço, e credita que aquilo faz parte do passeio.
    • Peitoral: É muito comum donos de cães pequenos acharem que estes devem usá-lo.  Há, no entanto, muitos inconvenientes neste acessório.  Alguns cães passam a andar de forma torta devido ao mal estar causado pelo peitoral.  E ainda, cães de pêlo longo costumam ter seus pêlos emaranhados pelo peitoral, fazendo com que tais pêlos tenham que ser cortados em função dos nós.
    • Gentle Leader: Esta é a coleira ideal para cães muito fortes; cães cujos donos tenham dificuldades em segurá-los; e cães com problemas de comportamento.  Nesta coleira há uma tira de tecido que fica no focinho, exatamente onde a fêmea costuma morder quando quer dar broncas em seu filhote. Desta forma quando você dá uma leve puxada na guia, você pressiona o focinho do cão da mesma forma que a mãe dele fazia.  Ou seja, você usa com ele uma linguagem que ele já conhece.  Esta coleira é ideal para cães que tenham dificuldade para aceitar a liderança de seus donos.  Alguns proprietários de cão não gostam de sua aparência, pois parece uma focinheira, porém ela não é uma focinheira  inclusive permitindo ao cão comer estando com ela. Na aquisição desta coleira você tem, também, uma apostila onde se informa corretamente como colocá-la no cão, mesmo assim vou ensinar aqui a forma certa de colocá-la: coloque primeiro a parte do focinho, tomando cuidado para que não fique apertada demais, nem larga o suficiente a ponto de seu cão conseguir tirá-la. Em seguida coloque-a no pescoço, de forma que a argolinha fique pra baixo.
    • Guia: Não use guias muito curtas, nem guias com amortecedores, com tecido elástico, ou mesmo guias retráteis.  Essas guias fazem com que o cão acostume-se a puxar. Use uma guia longa, e de tecido maleável de forma que se seu cão estiver ao seu lado ela fique solta, e não esticada.

O passeio deve ser prazeroso tanto para ele quanto para você.  Portanto, nunca é demais ler a matéria do JUNTO para ver como ensiná-lo a andar do seu lado de forma confortável para os dois. Ele deve saber acompanhar a sua velocidade, sem te puxar ou querer apressar o passeio. Quem determina a velocidade do passeio é você, porém preste sempre atenção para ver se a sua velocidade está adequada às possibilidades de seu cão.  Se ele tem pernas curtas jamais conseguirá andar muito rapidamente, e o passeio será um tormento para ele.

Outros Cuidados Importantes:

  • Nunca se esqueça de ter um saquinho plástico sempre à mão, para recolher o cocô que seu cão pode vir a fazer na rua.  Calçada não é banheiro de cachorro, e as demais pessoas do seu bairro têm o direito de caminhar numa calçada livre de cocôs!
  • Se o tempo estiver muito seco, ou muito quente, é provável que seu cão tenha sede durante o passeio, portanto levar um pouco de água para ele não será má idéia, como também uma cumbuquinha para que ele tenha onde beber água;

Fonte: www.dogtimes.com.br/passeio.htm