fbpx
All for Joomla All for Webmasters

 

 

O modo de treinamento ou educação do cachorro ainda é um assunto polêmico. Muitos seguem ainda a linha de que bater e/ou machucar  ensina o cão, enquanto outros seguem a linha de punição, que não agride o cachorro e educa. O fato é, que a punição sem agressão funciona e o cachorro naturalmente se torna obediente, calmo e comportado. Por que então muitas pessoas ainda dão um tapa para educar? Talvez a falta de conhecimento seja o motivo, e fazendo isso não sabem o quanto prejudicam o animal, portanto aprenda aqui como educar sem bater no cachorro.

 

 

Tapa como Punição? Não bata no seu cão

 

 

Bater não é a melhor ou única maneira de educar e dar limites ao cachorro, por isso deve ser abolida. O cão precisa de educação e saber respeitar o espaço em que vive, isso garante a boa convivência com seus donos e familiares. Existem diversas formas de fazer este ensinamento sem a agressão. A melhor forma de educar é usar a punição e a recompensa, toda vez que o cachorro obedece ou faz algo certo, ele precisa ser premiado. Isso faz com que ele entenda o que é certo e o que é errado.

 

 

Punir Sem Bater

 

 

Saber punir o cão sem bater é o primeiro passo para um bom adestramento e educação. Primeiro é preciso saber o que é a punição. Este nada mais é do que fazer com o cachorro aquilo que ele não gosta. A punição é algo que o assusta ou faz com que ele se sinta desconfortável. Assim, toda vez que ele faz algo errado, e for punido, ele associa aquela ação com o que lhe causa incomodo e não repete o comportamento.

É preciso tomar cuidado com a escolha da punição, não pode ser nada que o prejudique. Muitos objetos podem provocar o desconforto ou susto, e deve ser usado no ato em que eles fazem algo errado. O primeiro objeto para punir o cachorro sem bater é o spray de água, muitos cães odeiam ser borrifados, e quando alguém faz isso ele se assusta e se sente desconfortável. O borrifo deve ser no rosto, próximo a boca, tomando cuidado com os olhos e orelhas.

O segundo item é uma lata com moedas, muitos cães quando ouvem o barulho dela sacudindo próximo a seus ouvidos se sentem incomodados. O terceiro é o estalinho, uma espécie de bombinha inofensiva encontrada em casas de fogos de artifício. O barulho assusta, e não deve ser usado com cães que tem medo de trovões. Por último, o jato de ar, que pode ser conseguido em bombas de encher pneu de bicicleta. O jato também os intimida.

 

 

Punição é Educação

 

 

Para estabelecer limites, a punição é o melhor método, é o que realmente educa.  Broncas, castigos e bater não educam. O cão associa o mau comportamento com a punição e para de fazer. Para que a educação funcione totalmente, é preciso recompensá-lo também quando faz coisas corretas.

 

 

Bater não é seguro para o Cão e para as Pessoas

 

 

A batida com a mão ou com objetos no cachorro pode ser algo perigoso para ele e para quem o faz. O primeiro risco é para os cachorros, muitas vezes as pessoas não tem controle da sua força e dependo do local onde bate e da intensidade pode causar sequelas como quebrar um osso, ou ocasionar outras fraturas.

Para as pessoas, bater no cachorro pode também se tornar algo perigoso, isso porque ele tem grandes chances de se tornar agressivo. Um cão que apanha começa a reagir instintivamente a qualquer movimento um pouco mais brusco, então eles partem para atacar. Por exemplo, se uma criança vai abraçá-lo ele pode reagir e morder.

 

 

Aprendendo a Educar Aja no Momento Certo

 

 

Pode-se concluir que cães precisam ser educados e sem violência. Ensinar com punição e recompensas é o caminho para o sucesso. O ensinamento deve ser mais psicológico do que físico. Assim, toda vez que ele for realizar alguma ação, poderá associar com algo bom ou ruim, o que vai decidir se ele irá ou não fazê-la.

É importante saber que as punições assim como as recompensas precisam ser dadas no ato da ação. Se ele receber uma borrifada de água na cara duas horas depois de comer a planta, não vai entender o que aconteceu e ainda pode ficar confuso. Por isso a punição deve ser feita no inicio do ato, quando ele está para cometer. O mesmo vale para a recompensa, não adianta dar um biscoito depois de uma hora que ele fez as necessidades no local correto.

 

Fonte: http://www.portalpets.com.br/como-educar-sem-bater-no-cachorro/

One thought on “Aprenda a educar seu amicão sem bater nele.

  1. gabrielle says:

    faz seis meses que adotei uma cachorrinha mas ela esta porte grande e eu moro em apartamento e ela pega as minhas coisa e destrói mas eu não bato nela e sim a castigo como deixar ela sem o brinquedo preferido sem passeio e petiscos

Comentários não permitidos.