Os cuidados com o filhote
Os filhotes são animais que estão em fase de desenvolvimento, de crescimento, e é nessa época que adquirem aprendizados e hábitos. Portanto devemos desde filhote acostumar nossos animais com banhos, limpezas dentárias, limpezas de ouvidos e consultas periódicas ao médico veterinário.
Produtos e ultencilios:
O novo membro da família chegou! e será preciso preparar o ambiente para recebe-lo, algo para aquece-lo, como uma caminha ou um tapete que sirva de isolante térmico, comedouro e bebedouro de alumínio(com peso), rasqueadeira, pente ou escova se o filhote escolhido tiver pagem longa, coleira e guia, shampoo neutro para filhotes e um brinquedo resistente de borracha.
Banho
Recomenda-se um banho a cada 15 a 20 dias, isto depende do local onde o animal fica. Sempre utilizar protetores de ouvido, local não escorregadio, e banho no horário mais quente do dia e shampoo próprio para cães, secagem com toalha e secador são necessários.
Dentes
Utilizar o Kit dental encontrado em pet shop, composto de dedeira, pasta própria para cães e escova. O ideal é acostumar o cão desde filhote e escovar todos os dias, se não for possível pelo menos duas vezes por semana.
Administrar biscoitos para cães, ossos artificiais (vendidos em pet shop). Nunca administrar ossos verdadeiros, e alimentos que não sejam próprios para os animais.
Os cuidados dentais previnem tártaros e problemas dentais.
Limpeza dos ouvidos
Limpar os ouvidos do animal pelo menos duas vezes por semana, com produtos próprios, para prevenir a inflamação dos condutos auditivos (otite).
Nutrição
Uma nutrição adequada é um fator determinante para um correto desenvolvimento do filhote e propicia condições para uma excelente saúde geral e desempenho futuro. Sempre administrar ração comercial(indicada pelo criador), pois esta contém todos os nutrientes essenciais tanto em quantidade como qualidade.
Nunca fornecer restos de refeições, doces, massas e jamais administrar suplementos nutricionais, como minerais (cálcio, fósforo, vitaminas), pois esses suplementos prejudicam o desenvolvimento ósseo do filhote, levando a problemas futuros. Durante o desenvolvimento do animal é necessário que haja um acompanhamento veterinário, para avaliar-se o peso, condição corporal, dieta e método alimentar.
Filhote – Quando o filhote nasce durante as primeiras 12 horas de vida, é necessário que o animal receba o colostro, isso é, a primeira alimentação que o filhote recebe, é o leite materno que contém todos os anticorpos, nutrientes, que serão úteis para o filhote constituir a sua imunidade. O filhote recebe o leite materno até 4 semanas de idade e então se inicia o desmame, ou seja, é a transição do leite para outro tipo de alimento, este deve ser semelhante a um mingau, e gradualmente elimina-se a água até que o alimento torne-se seco. Em todas as etapas da vida é essencial que o animal sempre tenha água limpa e fresca à vontade.
Ração de filhote até um ano e duas vezes ao dia. Pois refeições uma vez por dia podem levar a torção gástrica, sendo o tratamento apenas a intervenção cirúrgica.
Adulto – Ração comercial seca, duas vezes ao dia. E sempre água fresca e limpa à vontade.