Confesso que sempre fui contra qualquer tipo de intervenção cirúrgica em pets, pois enxergava que o benefício era apenas nosso versus um sacrifício deles. Até que nossa pequena, a Mel (da raça Yorkshire), que já tem 11 anos foi operada as pressas pois estava correndo risco de morte por conta de uma piometra (depois explico melhor esse assunto), decorrente de uma descompensação hormonal, recorrente nessa fase. Fiz uma pesquisa e fiquei convencida que o melhor para eles é sim castrar, na idade recomendada. Segue alguns dos benefícios para convencê-la (o) a fazer o mesmo para seu “filho peludo” viver mais e melhor:
A castração traz uma série de benefícios para os nossos animais de estimação e para a sociedade. Por exemplo, tente se lembrar: existem muitos cães de rua onde você mora? Castrar o seu cachorro é um ato de responsabilidade, pois você está não apenas prevenindo possíveis doenças (veja abaixo), como também contribuindo para reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas. Esses filhotes frequentemente acabam abandonados ou em situação de maus-tratos.
Benefícios para o animal
Além do que destacamos acima, conheça 8 bons motivos para castrar seu cão ou gato:
- Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.
- Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.
- As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento.
- Já em machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.
- As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão.
- Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.
- Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes.
- Uma vez que seu cão está castrado, consulte seu veterinário sobre a quantidade de comida que você deve oferecer. Em geral, os animais castrados consomem menos calorias. Ressaltamos ainda que a castração em si não faz os animais engordarem. O que acontece em alguns casos é a redução de atividade física (o animal fica mais calmo), o que o leva a ganhar peso. Basta ficar de olho e não deixar de exercitá-lo.
Se tiver alguma dúvida sobre a castração, recomendamos que fale com o seu médico veterinário. Ele poderá te aconselhar sobre o melhor período para realizar o procedimento e cuidar das necessidades específicas do seu cão ou gato.
Castrar seu animal é um ato de amor. Que tal reconsiderar?