fbpx
All for Joomla All for Webmasters

Você sabe o que é demarcação de território em cachorros? Seu cão faz xixi pela casa? Sua cadela urina nos móveis? Esse comportamento, que é da natureza do animal, pode ser o que é conhecido como demarcação territorial e são várias as suas causas. Nesse post, você poderá tirar todas suas dúvidas à respeito do assunto e encontrar dicas para fazer com que seu cão pare de urinar pela sua casa?

 

 

Qual a diferença entre urinar e demarcar território?

Antes de tudo, é importante saber que existe uma diferença entre o ato de urinar por uma necessidade fisiológica e o ato de urinar com o fim de demarcação territorial. Não é difícil perceber quando a urina de seu cachorro se enquadra no primeiro ou no segundo caso, já que no primeiro a quantidade de urina é bem maior que no segundo.

A demarcação de território, caso em que o cachorro deposita uma pequena quantidade de urina, geralmente é feita em objetos, isto é, ela raramente é feita no chão. Isso abrange portas, pés de mesa e móveis em geral.

 

Porque os cães demarcam território?

A demarcação de território é um comportamento instintivo dos cachorros. Ao demarcar território sua intenção é enviar uma mensagem para os outros seres que habitam a região. Essa mensagem pode ter múltiplos significados, podendo ter o objetivo de deixar claro sua dominância na região, de indicar disponibilidade sexual e etc.

Assim, por mais treinado que seu cão seja para não urinar dentro de casa, não está excluída a hipótese de que ele venha a demarcar território urinando nos seus móveis.

Entretanto, existem outras possibilidades que podem levar seu cachorro a esse tipo de comportamento. A demarcação de território também cumpre papel na construção da auto confiança canina. Portanto, caso seu cachorro esteja inseguro é possível que ele venha a urinar pela casa. Outra possível causa é estar frequentemente deixando seu cão sozinho.

Dessa forma, tudo o que for novo está sujeito a induzir o início ou o aumento desse tipo de comportamento. Sendo assim, é possível que isso ocorra em móveis novos, os quais contém odores que os animais não estão acostumados; com a chegada de um bebê em casa; com um novo animal de estimação; com visitantes estranhos; entre outros.

 

Quais cães demarcam território?

A demarcação de território é um comportamento que pode estar presente tanto nas fêmeas quanto nos machos, sendo muito mais freqüente para os machos. Além disso, é um comportamento muito mais freqüente em raças menores do que em raças maiores.

Além disso, geralmente, a incidência desse tipo de comportamento em cachorros castrados é muito menor. Ainda assim, não há certeza de que a simples castração do seu cachorro resolverá todos os seus problemas. Isso pode ocorrer pois, como já dito acima, as causas por traz desse comportamento podem ser várias.

 

Como fazer para o meu cachorro parar de marcar território?

Ainda que seja uma atividade natural dos cachorros, existem métodos para fazer com que seu cão pare de demarcar território em cima de seus móveis e aparelhos novos.

 

Castração: Um dos métodos é a castração que, além de aumentar muito a probabilidade de resolução desse tipo de problema, ajuda a combater a superpopulação de cachorros. Estudos apontam que existe uma correlação evidente entre o hormônio testosterona e a demarcação de território. Acontece que quando o cão é castrado a testosterona é bastante reduzida dos sistemas dos machos, de maneira que reduz-se a necessidade de demarcação territorial.

Aponta-se que um total de 60% dos machos castrados param de demarcar território. Essa probabilidade aumenta muito caso o animal seja castrado antes de atingir a maturidade sexual. Isso ocorre pois elimina-se o hábito de marcar o território com urina, que se mostra com um fator importante que contribui para a persistência desse tipo de comportamento. No caso das fêmeas só as mais dominantes demarcam território antes de serem castradas. Uma vez castradas em tese todas param de demarcar território.

 

Supervisão: O método de supervisão, para a maioria dos cães, mostra-se extremamente eficaz para resolver problemas de comportamento. Esse método consiste em vigiar o cachorro atentamente durante alguns dias ou semanas, e corrigi-lo no momento que ele age de forma inadequada.

Uma forma bastante eficaz de chamar a atenção do cão enquanto ele está prestes a fazer uma coisa que você não quer é utilizar um chocalho. Um chocalho pode ser feito facilmente em casa, com apenas uma garrafa de refrigerante de 600 mL e algumas moedas. Na hora exata em que ele está para marcar seu território, chacoalhe a garrafa com as moedas para cima e para baixo. Isso pode contribuir para que pouco a pouco ele perca o hábito.

Para realizar isso pode ser interessante restringir a área de circulação de seu cachorro, com o fim de mantê-lo sempre à vista. Entretanto, esse é um método que exige a constante observação do cachorro. Logo, pode ser um tempo que muitas pessoas não tem para investir. Ainda assim existem outros métodos interessantes.

 

Uso de fraldas descartáveis: Essa é uma opção para donos que são contra a castração ou que não dispõe de tempo para fazer a supervisão, que pode resolver o problema, caso seu cão insista em demarcar sua casa toda. São descartáveis, anatômicas e confortáveis, absorvem a urina até 6 horas, mas dependendo do volume, pode absorver até 12 horas, mantendo o cão seco e a casa limpa.

 

Ajudando o cão a urinar no lugar certo

Além da repreensão quando o seu cachorro faz algo que você não quer, pequenos brindes e presentes quando ele faz a coisa certa auxiliam no aprendizado de um cachorro. Sendo assim, quando ele demarcar o território em um lugar que não te incomode ou fizer xixi no lugar certo, não se esqueça de presenteá-lo!

Cachorros tendem a reforçar a demarcação de território, de forma que caso seu cão urine em um lugar que você não quer, não se esqueça de limpá-lo muito bem. Evite limpar o local com uma solução que contenha amônia, pois ela é um dos componentes da urina do cachorro, o que pode induzi-lo a reforçar a marcação de território.

Portanto, aprendemos que, ainda que desagradável em algumas situações, a demarcação de território é um comportamento comum em cachorros. Já sabemos que existem diferentes formas de melhorar esse aspecto em seu cão. Não deixe de exercitar o aprendizado adquirido , por que, tanto seu cãozinho como você, ficarão mais felizes se todo o xixi for feito no lugar certo.

 

“Meus pais são contra castração e passam o dia todo fora, então não conseguem me supervisionar… Confesso que não resisto e faço xixi pela casa toda. Ainda bem que fico de fralda o dia todo, assim não levo bronca e ainda posso fazer onde eu quiser… Até quando eu participei de um desfile no Shopping Cidade Jardim, estava de fralda… Imagina se faço xixi pelos corredores do shopping?!?! OH vida boa!!!” Cookie.

 

*Fonte: linkanimal