fbpx
All for Joomla All for Webmasters

 

 

A vacinação é, sem dúvida, o cuidado mais importante tanto para o filhote como para o cão adulto. Os animais devem ser imunizados antes de começarem a freqüentar as ruas. Existem muitas doenças virais que podem acometer os cães e são causadoras de um grande número de mortes, principalmente nos filhotes. Para ser vacinado, o animal deve estar saudável, sem febre ou diarréia, e previamente vermifugado. A vermifugação deve ser feita a partir de 30 dias de vida do filhote, de acordo com o seu peso, devendo ser repetida a dose depois de 15 dias até completar 60 dias (3 doses).

 

Se isso não for observado, pode ocorrer falha vacinal, ou seja, o organismo não responder plenamente à vacinação.

 

As vacinas que seu cão deve receber e intervalos entre as doses devem ficar a critério do veterinário que irá cuidar de seu animal. As vacinas múltipla (V8 ou V10) e anti-rábica são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação. Abaixo, um calendário para a vacinação de filhotes, com as vacinas existentes no mercado:

 

 

 

CÃES:
vacinas – múltipla (V8, V10 ou similar), tosse dos canis, anti-rábica e giardíase

 

 

 

– 45 a 60 dias: 1a. dose vacina múltipla*
1a. dose vacina contra Giardia
vacina contra a Tosse dos canis
– 21 dias após a 1a. dose: 2a. dose vacina múltipla
2a. dose vacina contra Giardia
– 21 dias após a 2a. dose: 3a. dose vacina múltipla
– a partir de 4 meses de idade: anti-rábica

 

Este quadro mostra todas as vacinas disponíveis no mercado. Cabe ao veterinário decidir o melhor esquema para cada animal.
cinomosehepatiteparvovirose4 tipos de leptospirose,coronaviroseparainfluenzalaringotraqueíte

 

Cães adultos que nunca foram vacinados ou filhotes que já passaram da época de vacinação devem receber 2 doses de vacina múltipla (intervalo de 21 dias entre elas) e 1 dose de vacina anti-rábica. Isso também vale para cães de procedência desconhecida, quando não se tem conhecimento ou certeza sobre o histórico de vacinação.

 

Além dessas vacinas, existe a imunização contra a leishmaniose ou calazar, uma importante zoonose (doença que pode ser transmitida ao homem pelo animal). Essa vacina é aplicada em regiões onde a doença é comum e deve ser antecedida de exames para detectar se o cão já tem a doença.

 

Não se deve vacinar filhotes com menos de 45 dias de idade, a menos que a cadela nunca tenha sido vacinada, pois as vacinas podem ser inativadas pelos anticorpos passados da mãe para a cria.

 

“Eu não achei nada legal tomar essas vacinas… Como sou pequenina, tinha apenas 1 kg quando tomei a primeira dose, fiquei com um pouquinho de dor e tive até que tomar remedinho (Novalgina). Fiquei manhosinha o dia todo, mas foi bom porque ganhei colo e muito carinho extra! Mas tem que tomar, né, pra ficar fortinha e sair pra passear. AInda bem que já acabou e agora só no ano que vem…”, comentários da Lola.

 

*Fonte: webanimal – Dra. Silvia C. Parisi (CRMV SP 5532)