fbpx
All for Joomla All for Webmasters

Latir para o nada pode dar um nó na cabeça de alguns proprietários.
Mas não se preocupe, seu cão não esta enlouquecendo e muito menos testemunhando atividades paranormais.  Se o cão está latindo e você se levantar para ver o que é e não encontrar nada é bem provável que ele esteja ouvindo ou farejando algo que nossos sentidos são simplesmente incapazes de perceber.

 

Cães nascem equipados com um sistema de audição muito superior ao dos seres humanos.
Seus ouvidos são capazes de detectar freqüências entre 40 a 60.000 Hertz. Os seres humanos, por outro lado, são capazes de audição entre 20 e 20.000 Hertz. Os cães são capazes de ouvir frequências na faixa ultrassônica e isso inclui desde rangidos pequenos emitidos por ratos até um apito silencioso. Por esse motivo, às vezes, os cães latem para ruídos de frequências que não conseguimos detectar.

 

Os cães também podem latir para reagir a algum odor.
Além da audição muito mais sensível que a humana, os cães também possuem um sentido de olfato muito superior ao nosso. Por isso os cães também podem ser utilizados para detectar explosivos, drogas, etc. Não é incomum, portanto, para um cão cheirar um inseto e, em seguida, começar a latir pela frustração de não ser capaz de chegar a ele.

 

Latido do cachorro - como evitar?

O que mais pode causar os latidos?

 

É difícil determinar o motivos sem possuir ouvidos e focinhos poderosos de um cão! Mas podemos fazer algumas suposições que podem ajudar você e seu amigo. A seguir estão algumas das causas mais comuns dos latidos sem causa aparente:

 

Outros bichos
Um primo distante me chamou para ajudar a resolver um mistério: o cão dele resmungava e chorava só à noite e todas as noites. Fui ver o animal e não consegui perceber nada de estranho no comportamento dele. Elaboramos algumas hipóteses e pedi para que observassem melhor o cão a noite. Uma semana depois descobrimos que havia ratos no forro da casa. Uma desratização bastou para que o cão voltasse a dormir tranquilo novamente.

 

Ruídos distantes
Você não pode ouvir ruídos de longe, mas o seu cão faz isso a todo instante. Poderia ser seus vizinhos apenas estacionando o carro algumas casas de distância de você ou outro cão que está latindo à distância. Há muitos ruídos que não podemos ouvir enquanto nossos cães podem. Para nós é difícil ouvir além de paredes e portas, mas os cães conseguem sem problemas. Cães muitas vezes são capazes de detectar inclusive a origem e localização de um barulho.

 

Latindo para chamar atenção
Este tipo de latido é muito comum. Se seu cão está olhando para você e latindo é muito provável que ele está à procura de atenção. Tudo que ele quer é ver você observá-lo e fazer contato visual. Se você conversar com o seu cão nesse momento esse comportamento será reforçado e o cão repetirá os latidos cada vez mais. Alguns cães que não têm muita atenção durante o dia podem até apreciar uma atenção negativa. Repreender, aos nossos olhos pode ser muito ruim mas, do ponto de vista do cão, melhor uma bronca do que nada!

 

Latidos de frustração
Seu cão pode ficar ansioso para alcançar algo que está fora de seu território, mas como não conseguiu é possível que ele experimente latidos para expor sua frustração. Ele pode estar percebendo alguma fêmea no cio ou outro cão passeando na rua.

 

Problema de Saúde
Alguns cães podem manifestar a dor através de latidos. Cães idosos podem ficar latindo e andando desorientados pela casa. Isso pode ser um sinal de déficit de cognição canina e pode ser aliviado com medicamentos. Por isso é muito importante fazer uma visita constante ao veterinário.

 


Como Reduzir os latidos

Justamente por ter várias causas possíveis e algumas delas muito difíceis de verificar, resolver esses problemas pode demorar um pouco.

    • Se seu cão está latindo para chamar atenção, o melhor é ignorar os latidos e fingir que não está acontecendo.
    • Verifique se o seu cão está recebendo exercício suficiente, se está tendo estimulação mental e todas as suas necessidades estão sendo atendidas.

Fonte: Por Gustavo Campelo