fbpx
All for Joomla All for Webmasters

Tal como nos humanos, os cães podem ter alergias. Os factores mais comuns de alergias caninas são o pólen, os ácaros, as picadas e a saliva de pulgas. Mas alguns produtos caseiros também são causadores, químicos industriais e inclusive certas carnes e cereais. Podemos consultar o veterinário que nos informará mais exaustivamente dos factores que podem causar alergia ao nosso cão.

Os sintomas das alergias variam segundo o tipo de alergia, claro. Quando as comichões aparecem, acabam por incomodar o animal, causando posteriormente irritações. Muitas vezes com um simples exame regular as alergias são detectáveis. A evolução posterior da alergia pode acabar por formar pele saída ou mesmo alastrar outras infecções e provocar por vezes problemas digestivos.

A alergia pode manifestar-se de modo periódico ou permanente. As zonas onde geralmente se nota na cabeça são os lábios, orelhas e o contorno dos olhos. O corpo é uma zona muito sensível, sobretudo as patas. As alergias contagiosas manifestam-se mais nos lábios, nos genitais ou no ventre.

Para o cuidado das alergias, o mais conveniente é ir ter com um veterinário, para que nos receite os produtos ou medicamente que devemos administrar ao cão. Estes podem ser desde champôs específicos a medicamentos para alergias ou crises graves. O veterinário também é essencial para analisar a fundo o animal e assim determinar a natureza da alergia e poder tratá-lo.

A identificação das alergias em ocasiões em longa e demoroso e exige a colaboração entre o dono do cão e o seu veterinário. Um cão alérgico será sensível aos factores alérgicos mesmo depois dos diferentes tratamentos. Deverás sempre evitar o contacto ou ingestão dos factores responsáveis.

 

Fonte: Mundoentrepatas.com