fbpx
All for Joomla All for Webmasters

151 743 adestramento

 

 

Cão Guia

Mais do que o melhor amigo do homem, os cães guia são os olhos do deficiente visual. Ele auxilia na locomoção nas atividades do cotidiano, como ir ao trabalho, tomar um ônibus ou metrô, comprar pão, etc.

Para ser um cão guia, o animal passa por uma seleção rigorosa, avaliando desde a genética do animal até seu comportamento. Se selecionado, o filhote entra em fase de socialização, quando conta com ajuda de treinadores ou de uma família voluntária (veja mais informações em trabalho voluntário), que fica com ele até mais ou menos um ano.

Ao longo desse tempo de sociabilidade, o bicho aprende a urinar e defecar em lugar correto, conviver em ambiente social com tranquilidade. Após essa fase, é hora de começar o treinamento específico, que dura até sete meses. Nesse tempo, o cachorro aprende a desviar de obstáculos, entrar e sair de algum ambiente, perceber movimentos de carros e fluxo do tráfego, dentre tantas outras coisas.

No último mês, o cão se junta ao seu dono e ali eles recebem orientações para que o casamento seja perfeito e harmonioso. Ao todo, são 16 meses de treinamento, podendo se estender até 21 meses.  Várias raças podem ser usadas nessa tão nobre função: pastor-alemão, dálmatas ou mesmo o boxer. Mas a raça mais comum é o labrador, que tem como característica ser uma raça trabalhadora e muito dócil.

O custo do treinamento fica por volta dos 25 mil reais, aqui no Brasil, mas os deficientes visuais cadastrados no Projeto Cão Guia não pagam pelo animal; porém, eles precisam encarar uma fila de espera com tempo indefinido.  Há, também, a possibilidade de adquirir um bicho no exterior, mas lá, só o preço do cachorro é de 5 mil dólares, fora todas as taxas de viagem.


Cão Ouvinte

Cão ouvinte é aquele que auxilia surdos ou deficientes auditivos, alertando seu dono para sons importantes como um telefone que toca, um relógio, uma sirene ou buzina.Fora do ambiente doméstico, ele também ajuda no alerta de seu manipulador a sons diversos e pessoas que possam chegar por detrás do surdo. O cão, por exemplo, acorda o dono ao ouvir o despertador ou o alerta se o apito do microondas deu sinal.O treinamento é bem mais simples que o dos cães guia, durando em média 3 meses, sempre por profissionais. Você identifica facilmente um cão  ouvinte quando ele está vestido com coleiras ou roupinhas de cor alaranjada.


Cão Assistente

Esses cães recebem treinamentos para auxiliar pessoas com outros tipos e deficiência ou mesmo idosos. Esses cães geralmente são resgatados de centros de zoonoses ou abrigos e recebem treinamento formal após o período de socialização. Ele é instruído para realizar trabalhos diversos, como chamar um elevador, tirar roupas da máquina de lavar, fechar portas, desligar luzes, encontrar alguém para prestar socorro a seu dono, etc.



Cão Policial
 

 

Cães para fins policiais têm como característica a força, inteligência e agressão. Também é preciso que o animal tenha olfato apurado e geralmente são machos de pastor alemão ou labradores retrievers. Geralmente, esses cães vão para os departamentos policiais através de doações. Os cães machos não são castrados, tudo para manter a agressividade genuína do bicho, mas claro, sob o controle de treinamentos específicos.Eles trabalham em operações especiais, em farejamento de drogas e explosivos, mobilização e ataques a suspeitos, farejamento de pessoas em escombros, matas ou cativeiro. O treinamento é pesado, incluindo saltos em lugares altos, percursos com labaredas de fogo e tiros, já que os animais precisam se habituar aos mais diversos barulhos.

Rottweiller  Muito mais agressivo que o pastor alemão, o rottweiller atua em operações de rebelião, justamente pelo efeito psicológico que ele causa. Muito grande, não há quem não se amedronte. A pressão de sua mordida é de 800 quilos, mas por ser um animal muito pesado, tem menos gás para correr e saltar.

Labrador – De olfato aguçado, esse cão é o escolhido para farejamento de drogas e bombas em aeroportos e rodoviárias. Serviço perfeito para esse caçador, que consegue identificar 25 tipos de odores distintos, muitos deles não sentidos por nós, humanos.

 

Pastor Belga Melinoá  Muito parecido com o pastor alemão, esse cachorro é o mais indicado para farejamento e detecção de explosivos e dinamites. Ele é treinado para nunca encostar-se a objetos suspeitos, já que alguns deles são tão sensíveis ao toque que podem explodir com o menor contato.

Os labradores, apesar de ótimos farejadores, são muito estabanados para uma tarefa que requer precisão cirúrgica.

 

Cães de Resgate

Esses animais são experts em localizar pessoas soterradas, cadáveres sob escombros e até crianças que se perdem. O treinamento tem a finalidade de detectar odores debaixo da terra. As raças mais usadas são as dos collies, labradores, pastores-alemães e golden retrievers.


Cães farejadores de Minério

Um instituto de prospecção geológica, na Finlândia, treinou cães da raça pastor-alemão para encontrar jazidas de minério. A operação foi um sucesso e os animais detectaram minérios a 12 metros de profundidade.

Fonte: http://adestramento-caes.info/mos/view/Tipos_de_Adestramento_de_C%C3%A3es/