fbpx
All for Joomla All for Webmasters

841

 

Coloridos e saborosos, eles são irresistíveis aos bichos. Conheça os legumes e verduras que vão abastecer a tigela dos pets com nutrientes essenciais.

 

 

Brócolis
Este vegetal verde-escuro é um dos campeões de preferência canina e tem o poder de ajudar no controle da pressão arterial, o que é uma vantagem para cães idosos, obesos ou predispostos ao problema. “Como deixa o animal saciado rapidamente e tem poucas calorias, o brócolis também é recomendado para aqueles que precisam emagrecer ou controlar o peso”, explica Talita. Só um lembrete: ofereça-o sempre com moderação, para que as fibras do alimento não soltem o intestino do cão.

BENEFÍCIO: é rico em fibras e, por isso, faz bem para o aparelho digestivo
COMO SERVIR: cozido e misturado na comida é o mais indicado

 

 

Beterraba
Vermelha e adocicada, essa hortaliça rica em ferro vai fazer até os pets mais exigentes lamberem a tigela. O veterinário Rodrigo Prazeres, da clínica VetZoo, em São Paulo, indica a beterraba como complemento na dieta de cães com problemas digestivos ou que têm algum tipo de intolerância a ração. “Além de nutritiva, ela possui muitas fi bras, o que ajuda no funcionamento do intestino”, afirma. Ele apenas alerta os donos para a cor das fezes do bicho,  que pode ser alterada pela ingestão do legume.

BENEFÍCIOS: é fonte de ferro, um mineral que ajuda a prevenir a anemia
COMO SERVIR: cozinhe ao vapor, corte em cubos e misture à ração do pet

 

 

Couve
A honorável integrante da família dos repolhos contém altas doses de ferro e cálcio, além de betacaroteno, uma substância que, uma vez processada pelo organismo, transforma-se em vitamina A. Segundo Talita, a couve é também uma eficiente aliada dos cães que precisam perder peso, já que as fibras contidas nas folhas fazem volume no estômago e, em consequência, matam rapidamente a fome. Tome cuidado para não exagerar na dose, pois, em excesso, ela causa flatulência.

BENEFÍCIOS: protege os ossos do cão e previne problemas como a anemia
COMO SERVIR: cozinhe ao vapor ou com pouca água, corte em tiras finas e misture à ração

 

 

Abóbora
Além de saborosa, ela é rica em vitamina A, que faz bem para a pele e os olhos, e ainda vem recheada de radicais livres, substâncias que reforçam a defesa do organismo contra várias doenças. Outros dois méritos dessa hortaliça: previne problemas de visão e derrames e ajuda na absorção de nutrientes como proteínas e ferro. Depois da primeira lambida, o cão não vai resistir ao doce sabor da abóbora.

BENEFÍCIO: protege os olhos e a pele e ainda combate a fadiga
COMO SERVIR: cozida no vapor ou na água e cortada em cubos

 

 

Alface
Pets que vivem às voltas com problemas digestivos, especialmente a prisão de ventre, vão adorar mastigar algumas folhas de alface. Além da textura diferente, essa verdura tem quase nada de calorias e suas fibras fazem uma verdadeira faxina no intestino, organizando seu funcionamento. E mais: a alface é repleta de nutrientes capazes de defender o organismo do pet contra os radicais livres e doenças sérias como o câncer.

BENEFÍCIOS: abastece o organismo do cão com vitaminas A, C, E e K, além de possuir minerais como zinco e ferro
COMO SERVIR: picada crua, misturada à ração ou entre as refeições, como petisco

 

 

Cenoura
Cães de todas as idades não resistem a esse legume, que é recheado de fibras e vitaminas A, C e K. A veterinária Talita Dal’Evedove Lopes, da clínica Planet Dog, em São Paulo, recomenda o alimento para todos os peludos, especialmente os filhotes. “Quando os dentes estão nascendo, a gengiva deles coça muito e mastigar uma cenoura crua alivia o incômodo e ainda faz bem para a digestão”, diz ela.

BENEFÍCIOS: é fonte de vitaminas A, C e K
COMO SERVIR: crua e em pedaços, como petisco, ou cozida e misturada à ração

 

Fonte: http://revistameupet.com.br/alimentacao/7-vegetais-e-legumes-para-ajudar-na-dieta-do-seu-caozinho/135/