fbpx
All for Joomla All for Webmasters

cao223

 

 

Estar preparado para uma emergência é muito importante quando se tem um animal em casa.

Caso você note dificuldade respiratória, constante movimento de pata na boca, lábios e língua azul, verifique as vias aéreas mantendo a boca do animal aberta com uma das mãos e com a outra puxe a língua para fora o quanto for possível e observe se há algum objeto visível.

 

 

Se encontrar, tente remover cuidadosamente, não use pinças ou alicate, pois pode aprofundá-lo mais ainda na garganta do animal, coloque seu dedo na base do maxilar do cão, pressionando para dentro e para cima para expelir o que estiver impedindo o animal de respirar. Muita cautela para não empurrar ainda mais para dentro da garganta. Solicite que alguém ligue para um veterinário para auxiliá-lo por telefone, e agendando uma consulta de urgência e imediata.

 

 

Caso ainda continue alojado, existe uma técnica muito simples, chamada manobra de Heimlich para expulsar o que estiver tapando a garganta.

Deite o animal de lado e e coloque as palmas de suas mãos atrás da última costela dele. Depois dê quatro pequenos apertões rápidos e compassados (como a batida do coração), de maneira que esses apertões empurrem o diafragma do cão para cima, forçando o ar sair. Repita mais algumas vezes de empurrar o ar com as palmas de suas mãos até perceber que saiu o corpo estranho.

 

 

Certifique-se de estar protegido pois o animal provavelmente estará nervoso e poderá mordê-lo.

 

 

Mesmo que você tenha conseguido retirar o corpo estranho, ligue para o veterinário imediatamente, pois pode ter causado ferimentos internos.

 

 

Precauções:

 

 

Tire de seu cachorro qualquer objeto que possa ser colocado inteiro na boca, tome cuidado com pedaços de brinquedos de couro cru, embora sejam saborosos, o cão pode ingerir pedaços muito grandes, engasgando ou tendo parada intestinal, dê preferência aos de couro triturado, que não têm grandes pedaços ou aos brinquedos de nylon, que são de difícil destruição.

 

 

Verifique em sua casa se não existem botões, ou pequenos objetos que podem se soltar e serem engolidos pelo cão. Caso tenha bichos de pelúcia, perceba se não possuem furos que possam estar vazando o enchimento.

 

 

Para evitar engasgos ou problemas gastrointestinais não dê ossos de aves ou de porco e espinha de peixe ao seu animal. Tais ossos poderão causar perfurações intestinais e problemas futuros.

 

Fonte: http://passeioscomcaes.blogspot.com.br/2010/04/cao-engasgado-o-que-fazer.html