fbpx
All for Joomla All for Webmasters

 

 

 

A cinomose é uma doença muito grave e muitas vezes fatal viral que afeta cães e outros membros da família Canidae, também infecta outros animais pertencentes à Mustelidae, Procyonidae, Mephitidae e famílias Felidae. Cinomose é também conhecido por ‘Pad Hard’ do termo. Isto é porque o vírus causa frequentemente alargamento e espessamento das almofadas dos pés. Este é um dos efeitos menos graves de cinomose. A doença ataca principalmente o sistema nervoso do cão e causa paralisia convulsões e às vezes mesmo. Ela atinge um cão em qualquer idade. Mas jovens, cães não vacinados e os filhotes são mais suscetíveis. Esta é a razão que os donos de cães são fortemente aconselhados a vacinar seus animais de estimação a maior brevidade e manter seus cães isolado até que todos os tiros foram dados de vacinação.

 

 

 

O vírus é transmitido por entrar em contacto directamente com o cão infectado, ou indirectamente, com a sua saliva ou urina. Ele também é transmitida através do ar e através do contato com a roupa de cama e utensílios utilizados pelo animal afetado.

 

 

 

Os sintomas

 

 

 

Os sinais da doença podem aparecer depois de 3 ou 4 dias ou até mesmo depois de cerca de 18 dias após a infecção. Os primeiros sinais da doença se manifestam sob a forma de febre alta (39 graus C ou 102 graus F), acompanhado por olhos avermelhados e uma descarga espessa ou aguada do nariz. O primeiro vírus ataca as amígdalas e dos gânglios linfáticos, e que o cão torna-se lento e perde todo o seu apetite e parar de comer. Ele perde peso drasticamente. Ela também exibe uma tosse persistente. Muitas vezes, vômito e diarréia aguda com vestígios de sangue também segue. Há um espessamento distintas – hiperqueratose – das almofadas do pé, e os dentes começam a se transformar marrom e poços show. Isto é seguido por sinais de danos neurológicos – se encaixa e tiques coréia ou nervoso.

 

 

 

Chances de sobrevivência

 

 

 

O vírus, embora não seja uma zoonose, assemelha-se o vírus do sarampo. A vacina para a prevenção do sarampo é muitas vezes usado para tratar cachorros que tenham sido expostos a cinomose. Cães mais velhos são tratados com várias injeções de antibiótico, gotas de fluidos intravenosos e alimentação forçada los complementares ricos em nutrientes líquidos e alimentos.

 

 

 

No entanto, não existe uma cura completa para cinomose e ainda, na maioria dos casos, a doença ser fatal. Mas, às vezes, se os defensivos anti-corpos em um determinado cão são fortes, a infecção é superada eo animal se recupera. Os cães que sobrevivem muitas vezes quer perder os dentes ou os dentes estão marcadas e de coloração acastanhada. Eles têm peles espessas do nariz e nas almofadas de pés e também pode mostrar os danos da retina e descoloração da córnea.

 

 

 

Às vezes, porém, ao mesmo tempo, parece que o cão se recuperou, o vírus vive em seu cérebro e depois de um hiato de vários anos de repente ativa. Mas, em uma grande percentagem dos casos, a doença tem um efeito adverso imediato. O vírus propaga rapidamente por todo o corpo e ataca o sistema nervoso. Uma vez que isso acontece, a situação é desesperadora. O cão afetado sofre ataques, às vezes até mesmo paralisia. Em tais casos, é preferível considerar a eutanásia do cão.

 

 

 

Cinomose não pode ser curada, mas pode ser facilmente evitada. Precauções adequadas devem ser tomadas para evitar esta doença por completo. Filhotes devem receber a primeira vacinação com a idade de cerca de 6 semanas. Este é o momento em que a maioria dos filhotes são desmamados e assim a protecção conferida pelos anticorpos fornecidos pelo leite da mãe está diminuindo. A segunda vacinação deve ser dado um mês depois. Até que todas as vacinas são concluídas, o cachorro ou mais devem ser colocados em quarentena e não será permitido qualquer contato com outros cães ou em locais onde outros cães freqüentes.

 

 

 

Animais infectados devem ser imediatamente isolado e as áreas adjacentes devem ser cuidadosamente limpos com detergentes fortes. Isso vai matar o vírus e impedir que ele se transferir para outro host.

 

 

 

Fonte: http://caes.topartigos.com/doencas-do-cao-cinomose.html