fbpx
All for Joomla All for Webmasters

Como fazer o cachorro latir menos2

 

O que fazer quando o latido do cachorro começa a incomodar?

Quando o latido de cachorro é muito alto ou muito freqüente ele pode se tornar um problema para donos e vizinhos de cães barulhentos! Deve-se usar coleiras anti-latido? Como treinar seu cachorro para latir menos?

 

 

 

Entenda porque seu cachorro está latindo

Uma das melhores formas de resolver o problema é identificar por que o cachorro está latindo. O que cão está querendo dizer com o latido. Podem haver várias causas para um latido como: ansiedade, o cão querer diversão, medo, dor, comunicação e interação com outros cachorros, dentre outras.

 

 

 

Latir é natural

O latido do cão é a maneira natural com que o animal se comunica. Você deve ter bom senso e entender que praticamente não existe um cachorro que não late. Deixe seu cachorro latir, você só deve impor limites quando o latido estiver incomodando você ou outras pessoas.

 

 

 

Use sempre a mesma palavra chave para pedir silêncio ao cão

Sempre que o latido do cachorro estiver incomodando, fale para ele parar utilizando sempre o mesmo comando de voz, que deve ser uma palavra e não uma frase. A palavra deve ser pronunciada com firmeza de forma clara. Evite gritar e falar frases longas, ou utilizar sempre palavras diferentes pois isso pode só piorar as coisas. Você pode, por exemplo, utilizar a palavra “silêncio!”.

 

 

 

Gratifique o cachorro quando ele parar de latir e responder ao seu comando

Faça-lhe carinho quando ele responder adequadamente ao seu comando de silêncio. De vez em quando você pode dar uma guloseima ao cachorro que reage corretamente ao seu pedido.

 

 

 

Não bata em seu animal quando ele está latindo demais!

Bater no cachorro só irá assustá-lo e pode deixá-lo agitado e confuso piorando ainda mais o problema. Você deve evitar sempre utilizar a agressividade para adestrar e treinar o cachorro para qualquer coisa. Ter uma reação violenta contra o cachorro pode traumatizá-lo e deteriora a relação que você tem com ele.

 

 

 

Converse com especialistas

Às vezes pode ser uma boa idéia contratar um treinador de cachorros profissional. Um bom adestrador de cachorro pode lhe ajudar a resolver o problema.

 

 

 

Coleira anti-latido

Hoje em dia diversas coleiras anti-latidos estão sendo vendidas. Essas coleiras são ativadas pelo latido e geram uma situação de incômodo quando o cachorro late. A coleira pode soltar um cheiro ruim, pode dar pequenos choques ou emitir um som ultra-sônico que incomoda o cão. Deve-se entender que a coleira anti latido geralmente não resolve a causa do problema. Se seu cachorro está latindo por que ele está carente é melhor você lhe dar atenção para que ele pare de latir ao invés de colocar uma coleira anti latido e esperar que ela resolva todo o problema. A coleira anti-latido pode deixar o cão mais ansioso e nervoso aumentando ainda mais o latido.

Por outro lado, a coleira anti-latido apresenta resultado em certos casos. Mas ela não deve ser utilizada sozinha e sim ser parte de todo um programa mais amplo de treinamento.

 

 

 

Cirurgia que reduz o latido de cachorro

Existe uma cirurgia para reduzir o barulho que o cachorro faz quando late. Nós do Linkanimal somos contra a realização dessa cirurgia, pois a consideramos uma maneira agressiva e exagerada de resolver um problema de comportamento do cachorro. A operação é irreversível e é considerada por muitos um ataque ao direito dos animais e uma mutilação ao cachorro.

Alguns veterinários podem recomendar esta solução, mas essa é uma opinião diferente da opinião do Linkanimal.

É importante entender que a cirurgia não resolve totalmente o problema: o cão não para de latir. Às vezes o barulho do latido do cão que passou pela cirurgia incomoda mais do que o latido normal. Se seu filho é barulhento você irá tentar educá-lo certo? Então, faça o mesmo com seus cães ok?

 

 

Fonte: http://www.linkanimal.com.br/cachorros/comportamento-de-cachorros/como-fazer-meu-cachorro-parar-latir.html