fbpx
All for Joomla All for Webmasters

 

Uivo de cachorro é um som emitido por cachorros que é distintamente diferente do latir, ganir, rosnar e gemer. Os cachorros podem uivar por vários motivos diferentes. Uivar geralmente não significa dor ou sofrimento, mas muitas vezes serve para aliviar o aborrecimento e a solidão. Pode ser também uma maneira de o cão expressar a sua frustração. O uivo tem tons e intensidades diferentes, variando de acordo com o tipo de mensagem que eles querem enviar.

 

 

O uivo de um cachorro não é sinal de mau agouro ou de mau presságio, conforme a sabedoria popular já afirmou, mas sim um comportamento herdado dos ancestrais selvagens, os lobos. O uivo é uma forma de comunicação usada pelos cachorros, que quando uivam, atingem um timbre mais alto, podendo ser ouvidos mais longe. Em um lugar com muitos cães, o uivo pode servir para avisar outros cães que não estejam nos arredores a respeito de algum intruso. Os cães uivam para tentar se comunicar quando não há contato visual entre eles.

 

 
Alguns cachorros têm tendência para uivar quando são deixados sozinhos durante algum tempo. Assim, eles uivam na esperança de chamar os seus donos, que são os elementos da sua matilha. Muitas vezes ao ouvirem outros cachorros na vizinhança, são estimulados a uivar também. O uivo pode ser também uma forma de expressar excitação e alegria, como é o caso dos cachorros que uivam quando ouvem música. Algumas raças são mais propensas ao uivo, como o husky siberiano, samoieda e malamute do alaska.

 

 

Outro motivo que incentiva o cachorrro a uivar é a presença de uma fêmea no cio nas redondezas, e tendo em conta que o seu cheiro se espalha através do vento, muitos machos, mesmo estando longe, são atraídos, o que muitas vezes dá origem a uma “sinfonia de uivos”. Para evitar o uivo nesta situação, é preciso tentar deixar o macho em algum ambiente afastado e, de preferência, um local mais fechado, onde não possa sentir o cheiro dessa fêmea.

 

 

Muitos donos não se acostumam com o fato do seu cachorro uivar, e talvez uive com mais frequência durante a noite, prejudicando o seu descanso. É possível ensinar o seu cachorro a não uivar. O dono pode tornar o momento do uivo desagradável para o cachorro, tocando um apito quando o cachorro uiva. Também é possível comprar uma coleira anti-latido / anti-uivo, que inibe o cachorro de latir/uivar. Em último caso, pode contratar um adestrador, pois um profissional poderá ajudá-lo nessa situação.

 

 

Lembre que o uivo pode ser um sinal de frustração, e muitos cães ficam frustrados quando não praticam atividade física. Não se esqueça de passear com o seu cão, fazendo com ele uma boa caminhada.

 

 

Fonte: http://www.significados.com.br/uivo-de-cachorro/