fbpx
All for Joomla All for Webmasters

bifinhos para cachorros

 

 

 

 

A saúde do animal depende de vários fatores, um dos mais importantes, sem dúvidas, é a alimentação adequada e equilibrada, que dê ao seu cachorro todos os nutrientes que ele precisa. Mas além de nutritiva, a comida tem que ser gostosa também, e pra ajudar nesse quesito, existem disponíveis vários tipos de petiscos para cães, como os bifinhos para cachorros.

Os bifinhos para cachorros são petiscos, não uma fonte de alimentação. Estes produtos contém um alto teor de sal e por isso não são recomendados para cães com idade acima dos 7 anos.

Bifinhos para cães e outros petiscos são utilizados, geralmente, como recompensa. Muitas vezes os donos utilizam os bifinhos como premiação no processo de adestramento, incentivando o cão. Esse é o propósito mais adequado para estes bifinhos, apenas como um “lanchinho”, um agrado.

 

 

 
Os males dos bifinhos

 

 

 

 

A ração que você escolhe para seu cão deve atender às necessidades do pet, precisa ser bem balanceada para garantir uma saúde de qualidade. Ao dar petiscos como os bifinhos para cães em excesso, você pode acabar atrapalhando mais do que agradando.

Os cães gostam muito dos bifinhos e você pode cair na tentação de dar todo dia ou até mesmo algumas vezes ao dia, porque quer agradar seu bichinho de estimação. Apesar da intenção ser boa, saiba que você pode causar o desequilíbrio da alimentação dele. O que a ração balanceia, o bifinho pode desequilibrar, se for dado em excesso, principalmente se o cão começar a preferir os bifinhos ao invés da ração.

Os bifinhos para cachorros são feitos de carne desfiada e salgada e podem ser de variados sabores, como peito de peru, bacon, frango e carne. O excesso desse tipo de petisco pode causar obesidade canina, acúmulo de gordura no fígado, diabetes, colesterol alto, hipertensão e excesso de gordura no sangue.

Por essa razão, os bifinhos são completamente proibidos para cães obesos, com doenças cardíacas, nos rins ou com problemas hepáticos, pois seria piorar diretamente a condição do cão.

Pense que o cão é como uma criança; um ser adorável que precisa dos seus cuidados e atenção. Por mais que a gente queira dar todos os doces do mundo para uma criança, só pra vê-la feliz se lambuzando de doçuras como se não houvesse o amanhã, sabemos que não é saudável, certo? E por isso controlamos. Com o cão não é diferente.

Por mais que o cão goste, você como dono tem que aprender o limite que divide o agrado e o descuido. O bifinho para cachorros pode ser um agrado, mas também pode virar o vilão da história

 

 

 
Quando devo dar bifinhos para meu cão?

 

 

 

 

Essa pergunta é facílima de ser respondida: somente como petisco. O nome petisco já implica que não é uma alimentação completa, apenas uma “prévia” da comilança que está por vir. Adote essa ideia ao dar bifinhos para o seu pet, só que ao inverso, dê o petisco depois da refeição.

Alexandre Satoshi Sano, diretor da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, enfatiza que este tipo de petisco só deve ser comprado se tiver o selo do Sif (Serviço de Inspeção Federal), para garantir a qualidade do produto. Também alerta que o petisco deve ser dado após a ração. Assim o cão primeiro comerá a principal refeição, com todos os nutrientes que precisa e, se sobrar espaço, come um bifinho para cães, sem exagerar.

O problema desses bifinhos é o alto teor de sal e gordura, embora sejam mais gostosos ao paladar do cão, e isso pode influenciá-lo a não comer a ração na espera de ganhar o bifinho, por isso deve ser dado após a ração e não mais do que um por dia e, ainda mais ideal, que seja dado somente 4 vezes na semana.

Pelo fato do cão gostar muito do sabor do bifinho, que é mais salgado do que a ração e contém até 80% de carne bovina, ao você dar um após ele fazer algo certo no adestramento, ele entenderá muito bem que o que fez foi certo e assim irá repetir, para ganhar mais. Bifinhos podem ser ótimos incentivos nos treinos de obediência.

Pense que essa é uma forma de demonstrar carinho pelo cão, dando um agrado que ele gosta, mas que deve ser moderado. Sua presença e atenção valerão muito mais e só farão bem à saúde do cão!

 

 

 

Fonte: CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/bifinhos-para-cachorros/