fbpx
All for Joomla All for Webmasters

como-fazer-seu-filhote-parar-de-morder-640x360

 

 

 

Ensinar o filhote parar de morder exige carinho e dedicação. A chegada de um novo amigo em casa é uma grande alegria e festa para todos, principalmente para as crianças que adoram correr, brincar e pular. Mas quando o filhote começa a brincar de morder as crianças ficam com medo, principalmente as pequenas, e muitas vezes acabam ignorando o filhotinho.

 

 

 

Sabemos que a mordida de um cãozinho não irá nos machucar e até achamos “bonitinho e engraçado” as mordidinhas dele, mas se você tiver um bebê em casa deve ficar atento, porque poderá machucar o seu bebê sem querer.

 

 

 

Não podemos esquecer que o novo cãozinho também adora roer os pés dos moveis, o estofado do sofá, os sapatos, as cortinas, ou seja, tudo que ele encontrar pela frente, e se não tomar cuidado ele poderá morder até mesmo as visitas quando chegarem em casa. Já imaginou que desagradável uma visita chegar e o seu “amiguinho” começar a roer o sapato novo de sua amiga?

 

 

 

Então, como educar o filhote a não morder?

Não é uma tarefa difícil, requer paciência e persistência.

 

 

 

1º – nunca use de agressão – não bata nele com objetos ou jornal, há pessoas que enrolam o jornal e batem no focinho do cachorro, pensando que está ensinando-o a parar de morder, essa atitude além de errada só irá deixá-lo assustado e com medo. Lembrando que bater nos animais não é uma atitude de amor e proteção. Bater no cachorro só irá torná-lo agressivo.

 

 

 

2º – Agache no chão e fale com firmeza: – (diga o nome dele) não pode morder! Não precisa gritar ou berrar com o ele, essa atitude fará correr de medo e se esconder em baixo da cama, a intenção é ensinar o seu filhote parar de morder. Fale quantas vezes for necessário  “não pode”, até que ele entenda que é errado o que ele está fazendo.

 

 

 

3º – Compre brinquedos próprios para o cachorro e de a ele para brincar. Incentive-o a brincadeira de você jogar e ele pegar e elogie quando ele o fizer.

Toda vez que ele for morder algum objeto que não seja o brinquedo, fale com firmeza sem tocar num só pelo dele. Com o tempo ele irá entender.

 

 

 

4º – Na hora que ele estiver mordendo você faça cara de desaprovação, o cachorro sabe identificar a fisionomia do homem e emita um som do tipo “aiaaai, isso dói”. É como uma criança pequena que quando morde, nós nos expressamos exatamente assim.

 

 

 

5º – Quando seu filhote estiver mordendo algo do tipo “seu controle remoto ou seu celular”, não puxe da boca, porque pode quebrar seus dentinhos e ainda quebrar o visor do seu celular novinho.

Ele precisa entender e obedecer aos seus comandos. Essa atitude de puxar os objetos do cachorro só fará aguçar o instinto de caça dele.

 

 

 

6º – Se mesmo assim ele não parar, continue insistindo, pois o cachorro é muito inteligente, ele irá aprender se você tiver pulso firme, paciência, dedicação e muito carinho.

Seu bichinho precisa entender, enquanto ainda é filhotinho, que morder é errado, ao contrário, ele crescerá com esse hábito.

 

 

 

Sugestão de brinquedos para cachorros

 

 

 

– Ossinho de corda, não machuca a boca porque é feito de algodão;
– Bichinhos de pelúcia, de preferencia aqueles com barulhinho;
– Brinquedos de borracha em formatos diversos;
– Se ele gosta de brincar com “roupas” como é o caso da nossa Meg, da raça pinscher, presenteio com um paninho colorido de tecido mais resistente. Mais a frente irei abordar as cores que os cães enxergam.

 

 

 

Mas atenção com os brinquedos, porque a medida que ele for danificando, você deve substitui-lo, para que ele não engasgue ou engula partes do brinquedo.

 

 

 

OBS: Se mesmo assim o seu filhote continuar mordendo e você perceber que a mordida está ficando cada vez mais forte, procure um adestrador para que possa te ajudar.

 

 

 

Fonte: http://www.farejadordecaes.com.br/2013/10/como-ensinar-meu-filhote-parar-de-morder/