fbpx
All for Joomla All for Webmasters

cachorro triste

 

 

Seu cachorro está com o abdômen aumentado, tem diarreia, demonstra cansaço excessivo e indisposição para brincar e passear? Os pêlos também estão eriçados e sem brilho? Esses sintomas são típicos de um quadro de desnutrição e podem indicar que seu cachorro tenha sido contaminado por vermes. E a chegada da primavera tem uma relação muito forte com o aumento da contaminação por endoparasitas, como vermes, tênias e lombrigas.

 

 

A EXPLICAÇÃO para isso, segundo a veterinária Amanda Cologneze, coordenadora de marketing do Laboratório Veterinário Mundo Animal, é que a frequência dos passeios aumenta nessa época do ano e como a forma mais comum de contágio é na rua, quando o animal entra em contato com água, comida ou fezes infectadas, o perigo também aumenta. “A contaminação também pode ocorrer através de picada de mosquito que carrega a larva do endoparasita, da mãe para o feto ainda no útero ou via leite, durante a amamentação”.

 

 
Contágio pode acontecer quando animal entra em contato com água, comida ou fezes infectadas
A VETERINÁRIA alerta que o problema é mais comum do que se imagina e que muitos donos ainda não dão a atenção necessária à doença. “A contaminação por endoparasitas pode ser bastante perigosa, sendo responsável pela desnutrição do animal e causar até mesmo anemia”. Com o processo anêmico, o funcionamento do organismo fica comprometido, já que é o sangue que leva os nutrientes e oxigênio para as células.

 

 

TRATAMENTO

 

 

MAS como combater esse problema? A veterinária afirma que o uso de vermífugos pode prevenir a desnutrição e anemia em cães causados por endoparasitas. Para tratar o problema, ela explica que o procedimento é bastante simples. “Os vermífugos orais são 100% seguros. O dono deve tomar cuidado apenas para usar um medicamento específico para cães ou gatos e dar a quantidade de acordo com o peso do pet, sempre sob orientação e supervisão e do veterinário”. Amanda explica ainda que, como o princípio ativo varia de acordo com o tipo de endoparasita, é importante que, ao perceber a contaminação, o dono leve o animal imediatamente a um veterinário para que ele faça um teste que comprove o problema, via coleta de fezes, por exemplo.

 

 

Vermes podem causar desnutrição e causar até mesmo anemia nos cães

 

 

PREVENÇÃO

 

 

PARA evitar que o problema volte, o indicado é que animais adultos sejam vermifugados de duas a três vezes ao ano. No caso dos filhotes, a primeira dose pode ser dada aos 25 dias de vida. “Outras duas doses serão dadas como reforço, com data marcada por um veterinário”, explica Amanda. Além da medicação, a veterinária alerta que o dono precisa tomar alguns cuidados dentro de casa. “As fezes devem ser removidas com uma pá o mais breve possível, evitando que insetos posem no local. Também é indicada a higienização com desinfetante específico que não agrida os animais”.

 

 

DICA extra: Você sabia que algumas verminoses podem ser transmitidas dos cães ao seres humanos? Nesses casos, os riscos variam desde sintomas como diarreias, falta de apetite e reações cutâneas até verminoses com consequências mais graves, como manifestações pulmonares, cardíacas e cerebrais. “Daí a importância de imunizar os animais, assim promovemos proteção não só a eles, mas a todos os membros da família”, alerta a veterinária Amanda Cologneze do Laboratório Veterinário Mundo Animal.

 

 

Fonte: http://caninablog.wordpress.com/2012/09/21/sera-que-meu-cachorro-tem-vermes/