fbpx
All for Joomla All for Webmasters

Normalmente, os cães atingir a maturidade sexual na idade de 6-12 meses. No entanto, algumas raças grandes têm o seu primeiro ciclo estral, com a idade de 12-24 meses. Há quatro estágios do ciclo estral em cães como fase proestro, estágio do ciclo, fase diestro e anestro fase. Durante a fase do cio, a fêmea do cão permite que o cão macho para acasalar. Se os ovos são fertilizados pelos espermatozóides do cão macho, em seguida, a cadela fica grávida e um embrião é formado. Você deve consultar o veterinário para confirmar a gravidez do cão. Geralmente, o período de gestação normal em cães é de cerca de 58-68 dias, com um período médio de 63 dias. Há certas condições que podem confundir com a gravidez, como neoplasia da glândula mamária (câncer), piometra (infecção do útero), mastite (inflamação das glândulas mamárias), falsa gravidez, ou o alargamento abdominal devido ao acúmulo de líquido ou ampliação do órgão.

Há alguns sinais e sintomas, a partir do qual você sabe sobre a gravidez cão. Conhecer os sintomas, você será capaz de cuidar de seu cão. Para as três primeiras semanas de gravidez cão, você pode não notar qualquer sintoma. Os sintomas da gravidez pode ser dividida em diferentes fases. Aqui estão alguns sintomas de cão grávida:

Os primeiros sinais

Redução do apetite é um dos primeiros sinais de gravidez de um cão. O cão sente escape com facilidade e torna-se menos ativas durante a gestação. Isso acontece porque há certas mudanças nos níveis hormonais de apoio ao processo de produção de embriões. Crescimento dos mamilos é outra boa indicação de gravidez cão. Os mamilos de cadela mal-educado são muito pequenas ea área abaixo deles é plana. Uma vez que a gravidez está em andamento, o material de mama é desenvolvido sob os mamilos para se preparar para a produção de leite eventual. Você também pode notar algumas mudanças de comportamento na maioria dos cães fêmeas durante o período de gravidez. Eles quer mostrar o comportamento afetuoso ou desejo de ser deixado sozinho.

Sinais progredindo

Após um mês de gravidez, o cão mostra alguns sinais progressivos. Você vai notar um aumento do apetite e diminuição após o término do período de calor. Há um ganho de peso notável e abdômen do cão se torna espessa. Se você gentilmente verificar o abdômen, você vai encontrá-lo firme e grossa.

Tardios Sinais

Os sinais de gravidez aumentar notavelmente nas últimas semanas de gravidez. Existe um aumento significativo no tamanho do abdómen. Torna-se firme e duro. Se o cão carrega apenas um ou dois filhotes, então o abdómen é ligeiramente aumentada, mas é mais firme. Raças menores geralmente mostram tamanho mais abdômen como eles têm espaço pequeno para conter os filhotes. O abdômen de algumas raças pequenas literalmente arrasta no chão no final do período de gravidez.

Você pode observar o movimento dos filhotes durante últimas semanas de gestação. Alguns dias antes do parto, existe um claro aumento nos seus movimentos, à medida que se encaixa na posição do nascimento. Arranques de produção de leite e colostro, o primeiro leite, podem vazar como o tempo de entrega se aproxima. Você vai notar o comportamento de nidificação de cadela. Ela vai preparar a área onde ela pretende entregar os filhotes.

Sabendo desses sintomas, você pode tomar um bom atendimento de seu cão grávida. Você precisa se alimentar de uma dieta nutricional especial para a mãe saudável e filhotes.

Fonte: http://caes.topartigos.com/sintomas-gravidas-cao.html

Produtos Recomendados

Fralda Dog's Care
Fralda absorvente para Fêmeas
Clique aqui veja onde encontrar
Eco Tapete High Premium
Eco Tapete Higiênico High Premium
Clique aqui veja onde encontrar

8 thoughts on “Saiba se sua cadelinha está prenha. Conheça os sintomas.

  1. denise says:

    Minha cadela entrou no cio dia 28 novembro escapou e cruzou dia 9 dez ha possibilidade de estar gravida???

    • carol says:

      Olá Denise, infelizmente corre o risco sim. Indicamos que procure um veterinário para se certificar, pois dependendo da quantidade de filhotes, ela vai precisar de vitaminas e cálcio.
      Boa sorte!

      Carol Vaz
      Dog’s Care

  2. rose deolindo says:

    bom dia…meu nome é Rosi
    minha bb cruzou ta gestante com 27 dias mais no 16 dia levei no veterinario e descobri que tava com a doença do carrapato e olha que eu tenho um cuidado com ela pq ela dorme dentro de casa no meu quarto sempre tive muiito cuidado …..o veterinário entrou com antibiótico vitaminas ela ta muito bem só q tou com medo sei lá por mim eu interrompia a gestação çlogo qd descobri com 16 dias o veterinario falou que n tinha o pq isso que ja tinha levado uma gestação ate o final fazendo tratamento isso é possível? eu amo demais minha bb n sei oq sera de mim se acontecer algo com ela

    • Carol says:

      Olá Rose, recomendamos que siga as instruções do seu veterinário de confiança.
      Boa sorte!

      Equipe Dog’s Care

  3. otavio says:

    minha cadela basef esta com 21 dias que cruzou com um cao da mesma raçao.
    quais os primeiros sintomas da gravidez e quais sao as etapas da gravidez?

    • Carol says:

      Otávio, seguem alguns dos sintomas da gravidez:

      confira quais são alguns dos principais indícios que podem apontar para uma cadela prenha:

      1) Alteração dos hábitos alimentares: Boa parte das cachorrinhas grávidas perdem o apetite durante a gestação, deixando todo o interesse pela comida de lado ao longo do primeiro mês em que está prenhe. É importante insistir para que a cadela se alimente durante esta fase, e oferecer rações de grande qualidade também pode ajudar para que a sua gestação ocorra da forma mais tranqüila possível.

      2) Mudança nas características dos mamilos da cadela: Ainda no início da gravidez já é possível notar algumas mudanças significativas na forma e na aparência dos mamilos da cachorrinha, que se tornam maiores (em função da produção de leite), mais escuros em tom rosado e destacam uma pele mais fina e sensível por toda a sua volta – alteração que também pode ser notada na região do abdômen da pet.

      3) Aparecimento de corrimentos vaginais: A alteração de corrimentos vaginais é mais um sinal bastante clássico da gravidez em cadelas, e é essencial levar o animal pra um veterinário nos casos em que isso ocorre – já que, mesmo que isso não signifique uma gravidez, pode apontar para problemas e complicações diferentes eu possam afetar a saúde do bicho.

      4) Alteração no volume abdominal da pet: O crescimento da barriga da cadela, embora demore um pouco para se mostrar, é outro sinal bem evidente de que uma fêmea pode estar prenha.

      5) Mudanças de comportamento: Mal-estar constante, cansaço frequente e a mudança de uma cadelinha ativa para uma que passa a maior parte do tempo descansando também podem ser encarados como fortes indícios de que uma cadela está prenha e; enquanto estes sintomas costumam se manifestar logo no início da gestação, também há outros que surgem conforme a gravidez evolui – dando espaço os comportamentos mais maternais da pet que espera a chegada da sua cria.

      É importante acompanhamento com seu veterinário de confiança, já que dependendo do número de filhotes é preciso administrar complemento vitamínico para evitar falta de cálcio. Um ultrassom ou raio x podem confirmar a gravidez e o número de filhotes.

      Equipe Dog’s Care

      Fonte dos sintomas: CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/como-saber-se-sua-cadela-esta-prenha-gravida/

  4. Darliane Cristina de Almeida says:

    Boa noite , gostaria de saber se há a possibilidade da minha cachorra estar grávida.
    Ganhei ela já com 7 meses , e a dona anterior disse q ela teve o primeiro cil e que a a possibilidade dela ter escapado e cruzado com um cachorro. O comportamento dela está estranho , ela está mais quieta , se alimentando muito pouco, e não quer brincar como antes o, mamilo dela está um pouco diferente também.
    Qual é a sua posição diante desta situação obrigado.

    • Carol says:

      Darliane, a única forma de confirmar uma gestação é realizando ultrassonografia ou raio x com um veterinário especializado. Como o índice de gravidez psicológica é alto, a cachorra pode apresentar os sinais e não estar efetivamente prenha ou não apresentar nada e estar. E a gestão é super rápida, então melhor se certificar de forma segura, até mesmo para entrar com complemento vitamínico e mudar a alimentação.

      Boa sorte!

      Equipe Dog’s Care

Comentários não permitidos.